PROJETO TAV BRASIL E SISTEMA COMBINADO: GRANDE DILEMA DO PLANEJAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v2i19.2004Abstract
O projeto TAV Brasil foi elaborado pelo Governo Federal em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES para a implementação do primeiro Trem de Alta Velocidade (TAV) no Brasil. O público alvo são os usuários do modal aéreo, que necessitam de deslocamentos entre as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de janeiro. No sistema de alta velocidade apresentado no projeto não há ligações diretas entre os demais modais ao TAV e nem de outros tipos de trens de passageiros com velocidades diferentes, o que pode levar ao isolamento do sistema de alta velocidade. Com isso, abordamos os variados sistemas ferroviários e seus respectivos modelos de operação, chegando-se ao sistema combinado. Este tipo de sistema é utilizado na Europa e na Ásia, sendo um sistema que integra os outros modais as linhas de alta velocidade. Assim, o artigo traz um breve histórico das principais redes de alta velocidade do mundo e a forma de funcionamento, assim como a proposta de implementação do sistema combinado adequado à realidade do sistema de movimento existente no Brasil, permitindo que uma parcela maior da população possa usufruir dos benefícios desta infraestrutura de alto custo e grande inovação tecnológica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.