PROJETO TAV BRASIL E SISTEMA COMBINADO: GRANDE DILEMA DO PLANEJAMENTO

Authors

  • Bianca Sanae Nakamoto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Marcio Rogério Silveira

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i19.2004

Abstract

O projeto TAV Brasil foi elaborado pelo Governo Federal em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES para a implementação do primeiro Trem de Alta Velocidade (TAV) no Brasil. O público alvo são os usuários do modal aéreo, que necessitam de deslocamentos entre as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de janeiro. No sistema de alta velocidade apresentado no projeto não há ligações diretas entre os demais modais ao TAV e nem de outros tipos de trens de passageiros com velocidades diferentes, o que pode levar ao isolamento do sistema de alta velocidade. Com isso, abordamos os variados sistemas ferroviários e seus respectivos modelos de operação, chegando-se ao sistema combinado. Este tipo de sistema é utilizado na Europa e na Ásia, sendo um sistema que integra os outros modais as linhas de alta velocidade. Assim, o artigo traz um breve histórico das principais redes de alta velocidade do mundo e a forma de funcionamento, assim como a proposta de implementação do sistema combinado adequado à realidade do sistema de movimento existente no Brasil, permitindo que uma parcela maior da população possa usufruir dos benefícios desta infraestrutura de alto custo e grande inovação tecnológica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Bianca Sanae Nakamoto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Licenciada em Geografia, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - campus de Ourinhos. Atua na área da Geografia Urbana, mais especificamente na área de planejamento urbano e regional, também nas questões de resíduos de serviços de saúde e sua gestão e logística. Mestrado em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP Presidente Prudente, atuando nas áreas de Geografia Econômica, Geografia dos Transportes e Geografia Urbana, com ênfase em estudos sobre os transportes públicos. É integrante do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Infra-Estruturas (GEDRI).

Published

2013-03-21

How to Cite

Nakamoto, B. S., & Silveira, M. R. (2013). PROJETO TAV BRASIL E SISTEMA COMBINADO: GRANDE DILEMA DO PLANEJAMENTO. Formação (Online), 2(19). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i19.2004

Issue

Section

Artigos