SER PROFESSOR/EDUCADOR E ENSINAR GEOGRAFIA: ALGUMAS REFLEXÕES

Authors

  • Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v1i8.1224

Abstract

A história da educação publica e da geografia escolar nos revela dois sentidos da educação: o da representação social e o da transformação. São dois caminhos opostos, cabendo a nós educadores decidirmos qual deles seguir. Daí a necessidade de refletirmos sobre o ser professor/educador e ensinar geografia, principalmente se pretendemos optar pelo segundo caminho: o da transformação. O papel da Geografia, nesse sentido, é de contribuir para a formação de cidadãos críticos, que pensem o espaço de forma menos caótica e sincrética, compreendendo as contradições e desigualdades da apropriação desse espaço. Para tanto, faz-se necessário definirmos a nossa concepção de geografia, traçarmos nossos objetivos conforme a realidade dos nossos alunos e a partir daí elencarmos os conteúdos pedagógicos e metodologias de ensino que favoreçam a compreensão do espaço.

Palavras-chave: Educação; Ensino de Geografia; Professor; Cidadão.

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Published

2012-03-26

How to Cite

Gomes, M. de F. V. B. (2012). SER PROFESSOR/EDUCADOR E ENSINAR GEOGRAFIA: ALGUMAS REFLEXÕES. Formação (Online), 1(8). https://doi.org/10.33081/formacao.v1i8.1224

Issue

Section

Artigos