INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES ANÁLISE DOS PRINCIPAIS MODAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v1i19.1029Abstract
O deslocamento de pessoas e produtos foi uma necessidade desde as primeiras formas de organização humana. Ao longo do tempo e de acordo com a necessidade e os materiais disponíveis em seu meio o homem desenvolveu diversas formas de deslocamento e circulação. Assim, há diversos meios e infraestruturas de transportes que evoluíram e revolucionaram a circulação. Há cinco principais modais de transporte na atualidade: rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo e dutoviário. Um sistema de transporte eficiente deve contar com esses cinco modais e principalmente diversas formas de articulação entre eles, praticando-se com isso a intermodalidade. Assim, é possível transportar os mais variados tipos de cargas por longas distâncias atravessando condições de relevo e clima díspares. Esse artigo tem por objetivo analisar as condições dos cinco modais de transportes no Brasil com ênfase para o Estado de São Paulo considerando as possibilidades da intermodalidade. O Estado tende a agir no sentido de promover a melhoria das condições de circulação e, consequentemente, de transporte, principalmente para atender a demanda para a dinamização da circulação do capital em seu território.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.