Distribuição espacial dos projetos de educação ambiental contemplados pelo Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe com financiamento do FEHIDRO
DOI:
https://doi.org/10.33081/32e025003Resumo
A Política de Águas do Estado de São Paulo, ao incorporar novos instrumentos jurídicos e administrativos, visa
enfrentar os impactos negativos da ação humana sobre o meio ambiente. Neste cenário, a Educação Ambiental
pode ser vista como uma das ferramentas cruciais para integrar as políticas de recursos hídricos e promover a
universalização dos direitos, fortalecendo a Política e o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos,
particularmente nos Comitês de Bacias Hidrográficas. O objetivo desta pesquisa é analisar a configuração e a
distribuição espacial dos projetos de Educação Ambiental financiados pelo Fundo Estadual dos Recursos Hídricos
(FEHIDRO) no Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe (CBH-AP). A metodologia utilizada
inclui a análise espacial de dados geográficos para identificação dos padrões de distribuição e possíveis assimetrias
na alocação de recursos. Os resultados indicam que a Educação Ambiental no âmbito do CBH-AP ainda é
incipiente e desarticulada, refletindo-se em um número reduzido de projetos contratados e na distribuição desigual
dos recursos financeiros. Como consideração final, nota-se que há a necessidade de melhorar a articulação e a
distribuição dos recursos para alcançar um impacto mais equilibrado e efetivo no território onde está situado o
CBH-AP.
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