Distribuição espacial dos projetos de educação ambiental contemplados pelo Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe com financiamento do FEHIDRO

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DOI:

https://doi.org/10.33081/32e025003

Resumo

A Política de Águas do Estado de São Paulo, ao incorporar novos instrumentos jurídicos e administrativos, visa
enfrentar os impactos negativos da ação humana sobre o meio ambiente. Neste cenário, a Educação Ambiental
pode ser vista como uma das ferramentas cruciais para integrar as políticas de recursos hídricos e promover a
universalização dos direitos, fortalecendo a Política e o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos,
particularmente nos Comitês de Bacias Hidrográficas. O objetivo desta pesquisa é analisar a configuração e a
distribuição espacial dos projetos de Educação Ambiental financiados pelo Fundo Estadual dos Recursos Hídricos
(FEHIDRO) no Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe (CBH-AP). A metodologia utilizada
inclui a análise espacial de dados geográficos para identificação dos padrões de distribuição e possíveis assimetrias
na alocação de recursos. Os resultados indicam que a Educação Ambiental no âmbito do CBH-AP ainda é
incipiente e desarticulada, refletindo-se em um número reduzido de projetos contratados e na distribuição desigual
dos recursos financeiros. Como consideração final, nota-se que há a necessidade de melhorar a articulação e a
distribuição dos recursos para alcançar um impacto mais equilibrado e efetivo no território onde está situado o
CBH-AP.

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Biografia do Autor

  • Karina Finati, Unesp

    Técnica em Agropecuária, formada pela Universidade Federal de Viçosa/MG (UFV). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix em Belo Horizonte/MG. Mestre em ciências pelo Programa de Pós Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento da UNESP campus Tupã/SP (CAPES 5). Integro o Grupo de Pesquisas em Gestão e Educação Ambiental (PGEA) e a Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP).

  • Angélica Morales, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Tupã)

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2001), doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2007), pós- doutorado na Universidad Nacional de Córdoba/ Argentina (2016) e Livre-Docente em Gestão e Educação Ambiental pela UNESP (2019). É professora associada da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), do Câmpus de Tupã, SP no curso de Administração e no Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento. Atuou como docente adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG - 2008-2011) no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e no Mestrado em Educação em disciplinas de ensino em ciências e metodologia da pesquisa. Tem experiência na área de ambiental, com foco em educação ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: formação em educação socioambiental, gestão ambiental, meio ambiente, sensibilização por meio de metodologias alternativas, ambientalização curricular e formação de profissionais educadores ambientais. Também tem atuação na área de metodologia científica e como orientadora e coorientadora de trabalhos científicos. Coordenadora da Sala Verde REAP, que foi aprovada pelo Ministério do Meio Ambiente em meados de 2018. Participa do Núcleo Local do Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas (IEP3) da UNESP. É líder do Grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA). Membro do grupo de Pesquisa em Democracia e Gestão Social (GEDGS/ UNESP) e.Membro do Grupo Interdisciplinario de Estudios Socio Ambientales (GIESA/ UNC - Argentina). E também é parceira com o Centro de Investigación y Vinculación em Estudios Ambientales da Faculdade de Ciências Econômicas, Jurídicas e Sociais da Universidade Nacional de San Luis (UNSL, Argentina), Moderadora da Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP). Membro da Rede de Educação Ambiental do Brasil (REBEA/desde 2007), da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASul), da Rede Internacional de Pesquisadores sobre Comunidades Tradicionais (REDECT desde 2019) e Rede Paulista de Educação Ambiental (REPEA, desde 2020). Também é membro do Observatório de Educação Ambiental (OBSERVARE desde 2019)., membro Fundadora da Rede Internacional de Educação Ambiental (Nerea-investiga) e Membro Titular da Academia de Letras, Ciências e Artes de Tupã-SP (desde 2013).

  • Rodrigo Manzione, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Ourinhos)

    possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), ambos na Faculdade de Ciência Agronômicas (FCA), Campus de Botucatu, doutorado em sensoriamento remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007) em São José dos Campos, e livre docência em Hidrogeografia e Agrometeorologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016) em Ourinhos. Tem experiência na área de agronomia e meio ambiente, com ênfase em modelagem estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: pedologia, hidrogeologia, agricultura de precisão, geoestatística, séries temporais, geoprocessamento, sistema de informações geográficas e mapeamentos de riscos e incertezas. Foi bolsista PDEE-CAPES, realizando estágio de doutorado no exterior (sanduíche) no instituto ALTERRA, Universidade de Wageningen, Holanda. Desde 2008 é professor na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em regime RDIDP, ministrando aulas e pesquisando nas áreas de geoprocessamento, recursos hídricos e agrometeorologia no curso de Geografia do Campus de Ourinhos (CO) até 2016, entre 2017 e 2022 no curso de Engenharia de Biossistemas da Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE) de Tupã e a partir do segundo semestre de 2022 no curso de Geografia da Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação (FCTE) de Ourinhos. Foi chefe do Departamento de Engenharia de Biossistemas (DEB) da UNESP/FCE-Tupã no biênio 2020/2022. Atua junto aos programas de pós graduação acadêmicos em Engenharia Agrícola da UNESP/FCA-Botucatu e Geociências e Meio Ambiente da UNESP/IGCE-Rio Claro orientando alunos de mestrado e doutorado. Também atua nos cursos de mestrado profissional em Geografia (Recursos Hídricos) da UNESP/FCT-Presidente Prudente e em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA) da UNESP/FEIS-Ilha Solteira. Desde 2020 é membro adjunto da School of Natural Resources (SNR) da Universidade de Nebraska (UNL) em Lincoln, EUA.

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Publicado

2025-05-14

Como Citar

Distribuição espacial dos projetos de educação ambiental contemplados pelo Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe com financiamento do FEHIDRO. (2025). Formação (Online), 32(00), e025003. https://doi.org/10.33081/32e025003