REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO RURAL BRASILEIRO NA TELEVISÃO: O CASO DO PROGRAMA GLOBO RURAL

Autores

  • Renata Hübner Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v29i54.9067

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar representações sociais do rural brasileiro em notícias veiculadas pelo programa Globo Rural. O papel das noticiais e discursos desta mídia para a construção de representações sociais ligadas ao campo é discutido a partir da Teoria das Representações Sociais, de Moscovici, e da perspectiva da Geografia das Representações. Metodologicamente, analisou-se quatro reportagens veiculadas pelo jornal entre os meses de setembro e outubro de 2020. As reportagens analisadas majoritariamente apresentam uma faceta do espaço rural brasileiro caracterizada pela grande propriedade, emprego de maquinário e tecnologia, e pela monocultura ou pecuária moderna. O texto e as imagens das reportagens, através dos processos de ancoragem e objetivação, criam e reforçam representações sociais do espaço rural brasileiro como locus de produção capitalista integrada ao mercado global e de progresso econômico. Tais representações sociais, que circulam nos universos consensuais tanto no campo quanto na cidade, criam imagens e representações do espaço que invisibilizam outras formas de produção e de existência no espaço rural brasileiro.

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

Hübner, R. (2022). REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO RURAL BRASILEIRO NA TELEVISÃO: O CASO DO PROGRAMA GLOBO RURAL. Formação (Online), 29(54), 403–426. https://doi.org/10.33081/formacao.v29i54.9067

Edição

Seção

Artigos