TRAVESSIAS : PERMANÊNCIAS TRANSITÓRIAS E TRÂNSITOS PERMANENTES NO NORTE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (BRASIL)

Autores

  • Elicardo Heber de Almeida Batista UEMG Ituituba

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v28i53.8193

Resumo

O objetivo central do texto consiste em apresentar as dinâmicas populacionais de grupos familiares residentes no Norte do Estado de Minas Gerais, que se caracteriza como uma região emblemática no cenário nacional por ter se estabelecido como uma espécie de “viveiro de migrantes”. Esta denominação se refere ao deslocamento de parte de seus habitantes (sobretudo os rurais) para as mais diversas regiões do Brasil (migração rural-urbana, rural-rural), apontando para um processo de desruralização no meio rural norte mineiro. Baseado em entrevistas com famílias rurais o texto apresentará uma mobilidade espacial marcada por tempos de presença e ausência no espaço social compondo um circulo contínuo de movimentos (permanências transitórias e trânsitos permanentes) e conformada por  sentidos e significados diversificados. Dentre esses significados, a ausência no espaço social de origem do migrante tem como um dos seus sentidos centrais a possibilidade de retorno ao próprio lugar de origem, mas em condições diferenciadas. O “ir” e “vir” é um elemento constitutivo de uma cultura local que transforma os meios, modos e condições de vida dessas famílias rurais. Considerando o meio rural como um “mundo” onde residem famílias consideravelmente heterogêneas, a mobilidade espaço e a permanência (ainda que temporária e transitória) é multideterminada, ou seja, baseada em diversos elementos e possui sentidos e significados variados que são definidos a partir do contexto social, cultural e econômico presente no interior dos mais diversos grupos familiares de origem dos agentes do processo migratório. Nesse sentido, a saída do lugar de origem teria múltiplos significados conformado a partir da realidade social e econômica dessas famílias. Dentre esses significados, essa saída remete a possibilidade de retorno para o próprio lugar de origem, mas em condições diferenciadas. Além disso, a saída é vista como um elemento fundamental para a reprodução social e para a própria  permanência desses grupos sociais em suas localidades de origem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elicardo Heber de Almeida Batista, UEMG Ituituba

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista- FCT/UNESP. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - CPDA/UFRRJ. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Migrações e Comunidades Tradicionais do rio São Francisco (UNIMONTES). É professor membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Ecologia, Agrobiodiversidade e Agroecologia (NEPEEA UEMG Unidade Ituiutaba), coordenador da linhas de pesquisa Sociedade, ruralidade e desenvolvimento e Tecnologias da informação e comunicação (TICs) e mídias eletrônicas na popularização dos estudos em Ecologia e Agrobiodiversidade . É também professor participante das linhas de pesquisa Agroecologia, Agricultura Familiar e Modos de Vida, Agricultura Urbana, Periurbana e Sistemas Agroalimentares Biodiversos e Cartografia Social. Foi pesquisador visitante no Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) sediado na Universidade de Coimbra (UC) em Portugal. Foi professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) no Técnico Integrado ao Ensino Médio e na Pós-Graduação. É professor nos cursos de Ciências Agrárias (área) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Unidade Ituiutaba) e coordenador do curso de Tecnologia em Agronegócio da mesma Universidade. É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Produção sucroalcooleira e Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Unidade Ituiutaba). É presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso Tecnologia em Gestão Ambiental da mesma universidade.Tem experiência nas áreas de Ciências Sociais e Geografia, com ênfase nos estudos rurais, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas,politicas sociais, mobilidade espacial e migração, pobreza, desenvolvimento regional, desenvolvimento rural e lugar. (Fonte: Currículo Lattes)

Referências

BECKER, Olga Maria Schild. Mobilidade espacial da população: conceitos, tipologias, conceitos. In. (Org.). Explorações Geográficas: percursos no fim do século. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

BOURDIEU, Pierre. (Org.). A Miséria do Mundo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

______. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Maristela de Morais; AMADO, Janaína. Usos e abusos da história oral. 8ª Ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

BRUMER, A. Previdência social rural e gênero. In: Sociologias, Porto Alegre, ano 4, Nº. 7,Jan/Jun de 2002, p. 50-81.

_____. A problemática dos jovens na pós-modernidade. In: CARNEIRO, Maria José; CASTRO, Elisa Guaraná de.. (Org.). Juventude rural em perspectiva. Rio de Janeiro: Mauad, 2007, v. , p. 35-52

CARLEIAL, L.M. Integração internacional e (I)mobilidade da força de trabalho. In: LAVINAS, Carleial e Nabuco (Org.). Integração, Região e Regionalismo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,1994.

DURHAN, E. A caminho da cidade: a vida rural e a migração para São Paulo. São Paulo. Perspectiva, 1978.

FELIX, G. A. O caminho do mundo: mobilidade espacial e condição camponesa numa região da Amazônia Oriental. Niterói: Eduff, 2009. 251 p.

FORTES, M. Introduction.In: Goody, Jack (Ed.). The Development Cycles In Domestic Groups. Cambridge University Press, 1958.

GARCIA JR., A. R. O sul: caminho do roçado: estratégias de reprodução camponesa e transformação social. São Paulo: Marco Zero; Brasília: Editora Universidade de Brasília. MCT-CNPq, 1989.

GAUDEMAR, J. P. Mobilidade do trabalho e acumulação do capital. Lisboa: Estampa, 1997.

LEE, E. S. A theory of migration. Demography, v. 3, p.47-57, 1966.

LOPES, J.R.B. Sociedade industrial no Brasil. São Paulo: Corpo e Alma do Brasil, 1971.

MAIA, C. J. Lugar e trecho: migrações, gênero e reciprocidade em comunidades camponesas do Jequitinhonha. 1. ed. Montes Claros: Unimontes, 2004. V. 1. 274 p.

MARTINE, G.Populações errantes e mobilidade da reserva de mão-deobra no Brasil. Comunicação simpósio sobre crescimento demográfico na base da pirâmide social. SBPC. 1982. Campinas, São Paulo.

MENEZES, M. A. Redes e enredos na trilha dos migrantes: um estudo de famílias de camponês-migrantes. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

TODARO, M. P. Internal Migration. Developing Countries: A Review of Theory, Evidence, Methodology and Research Priorities. Geneva : International Labour Office, 1976.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de

Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983.

SAYAD, A. A imigração – e os paradoxos da alteridade. São Paulo: EDUSP, 1998.

WOORTMANN, K. Migração, Família e Campesinato. Revista Brasileira de Estudos de População, n. 1, p. 35-53, 1990.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

de Almeida Batista, E. H. (2021). TRAVESSIAS : PERMANÊNCIAS TRANSITÓRIAS E TRÂNSITOS PERMANENTES NO NORTE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (BRASIL). Formação (Online), 28(53). https://doi.org/10.33081/formacao.v28i53.8193

Edição

Seção

Artigos