“NOTAS DE DIDÁTICA DA GEOGRAFIA”, POR ELOÍSA DE CARVALHO (1960)
sobre o uso de atividades extracurriculares
Mots-clés :
Ensino de Geografia, Didática da Geografia, Escola NovaRésumé
Um importante momento histórico da Geografia escolar no Brasil foi marcado pelas propostas de inovações pedagógicas vindas da Escola Nova, com destaque para as metodologias de ensino ativas. Algumas orientações sobre a Didática da Geografia, no contexto escolanovista, foram escritas por Eloísa de Carvalho, quando atuava no então Conselho Nacional de Geografia (CNG). Naquele momento, foram recomendadas técnicas e recursos de ensino destacados enquanto elementos mediadores do processo de ensino-aprendizagem. A técnica da observação direta sobre a natureza foi considerada fundamental para a compreensão da Geografia local. Assim, a pesquisa aqui apresentada teve como objetivos destacar quais orientações metodológicas foram destinadas aos professores de Geografia, contidas no texto “Notas de Didática da Geografia”, escrito por Eloísa de Carvalho, em 1960; compreender as orientações escolanovistas sobre os métodos de ensino em Geografia; e detalhar a técnica da observação direta.
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