“NOTAS DE DIDÁTICA DA GEOGRAFIA”, POR ELOÍSA DE CARVALHO (1960)

sobre o uso de atividades extracurriculares

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Didática da Geografia, Escola Nova

Resumo

Um importante momento histórico da Geografia escolar no Brasil foi marcado pelas propostas de inovações pedagógicas vindas da Escola Nova, com destaque para as metodologias de ensino ativas. Algumas orientações sobre a Didática da Geografia, no contexto escolanovista, foram escritas por Eloísa de Carvalho, quando atuava no então Conselho Nacional de Geografia (CNG). Naquele momento, foram recomendadas técnicas e recursos de ensino destacados enquanto elementos mediadores do processo de ensino-aprendizagem. A técnica da observação direta sobre a natureza foi considerada fundamental para a compreensão da Geografia local. Assim, a pesquisa aqui apresentada teve como objetivos destacar quais orientações metodológicas foram destinadas aos professores de Geografia, contidas no texto “Notas de Didática da Geografia”, escrito por Eloísa de Carvalho, em 1960; compreender as orientações escolanovistas sobre os métodos de ensino em Geografia; e detalhar a técnica da observação direta.

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Biografia do Autor

Gabriele Barbosa Luiz, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília

Barachel em Geografia pela Unesp de Ourinhos

Márcia Cristina de Oliveira Mello, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação, campus de Ourinhos

Docente do curso de Geografia da Unesp Ourinhos

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Publicado

2023-05-25

Como Citar

Luiz, G. B., & Mello, M. C. de O. (2023). “NOTAS DE DIDÁTICA DA GEOGRAFIA”, POR ELOÍSA DE CARVALHO (1960): sobre o uso de atividades extracurriculares. Caderno Prudentino De Geografia, 1(45), 61–76. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/9147

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles