“NOTAS DE DIDÁTICA DA GEOGRAFIA”, POR ELOÍSA DE CARVALHO (1960)
sobre o uso de atividades extracurriculares
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Didática da Geografia, Escola NovaResumo
Um importante momento histórico da Geografia escolar no Brasil foi marcado pelas propostas de inovações pedagógicas vindas da Escola Nova, com destaque para as metodologias de ensino ativas. Algumas orientações sobre a Didática da Geografia, no contexto escolanovista, foram escritas por Eloísa de Carvalho, quando atuava no então Conselho Nacional de Geografia (CNG). Naquele momento, foram recomendadas técnicas e recursos de ensino destacados enquanto elementos mediadores do processo de ensino-aprendizagem. A técnica da observação direta sobre a natureza foi considerada fundamental para a compreensão da Geografia local. Assim, a pesquisa aqui apresentada teve como objetivos destacar quais orientações metodológicas foram destinadas aos professores de Geografia, contidas no texto “Notas de Didática da Geografia”, escrito por Eloísa de Carvalho, em 1960; compreender as orientações escolanovistas sobre os métodos de ensino em Geografia; e detalhar a técnica da observação direta.
Downloads
Referências
ABRANTES, V. Era preciso redescobrir o Brasil: As expedições geográficas do IBGE entre as décadas de 1940 e 1960. Revista da Rede Brasileira de história da Geografia e Geografia Histórica: Terra Brasilis (Nova Série), São Paulo, n. 3, p. 1-27, 2014.
ALBUQUERQUE, M. A. M. Dois momentos na história da Geografia escolar: a Geografia clássica e as contribuições de Delgado de Carvalho. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 19-51, jul./dez. 2011.
AZAMBUJA, L. D. Trabalho de campo e ensino de Geografia. Revista GeoSul, Florianópolis, v. 27, n. 54, p. 181-195, jul./dez. 2012.
CARVALHO, C. M. D. Methodologia do ensino geographico: introducção aos estudos de Geographia moderna. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1925.
CARVALHO, E. [Carta enviada à Gustavo Capanema]. Destinatário: Ministro da Educação e Saúde. Rio de Janeiro, 19 nov. 1943. 1 Carta. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=ARQ_GC_B&pasta=GC%20b%20Carvalho,%20E.&pagfis=2560. Acesso em: 05 abr. 2021.
______. Contribuição ao ensino: Notas de Didática da Geografia. Boletim Geográfico, Rio de Janeiro, n. 156, ano 18, p. 454-491, mai./jun. 1960.
CARVALHO FILHO, O. R. et al. O Projeto Nós Propomos! No município de Ribeirão Preto. In: KAWASAKI, C. S. et al. (Org.). Almanaque Projeto Nós Propomos! Cidadania, escola e protagonismo juvenil. Ribeirão Preto: FFCLRP/USP, 2021. p. 27-40.
CLAVAL, P. O papel do trabalho de campo na Geografia, das epistemologias da curiosidade às do desejo. Tradução de Giovanna Thomaz. Revisão de Patricia Reuillar (UFRGS). Revista franco-brasileira de geografia, São Paulo, n. 17, p. 1-25. 2013.
ENSINO DE GEOGRAFIA. Trabalho Campo – 1. 2017. Disponível em: <https://megtpf17.blogspot.com/2017/02/trabalho-campo.html>. Acesso em: 18 ago. 2021.
LOPES, A. O. Aula expositiva: superando o tradicional. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Técnicas de ensino: Por que não? 21. ed. Campinas: Papirus, 2011. p. 37-50.
PRÉVE, O. S. D. A participação do Boletim Geográfico do IBGE na produção da metodologia do ensino da Geografia. 1989. 326 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1989.
PROENÇA, A. F. Como se ensina Geographia. São Paulo Melhoramentos, [1928].
ROCHA, G. O. R. Delgado de Carvalho e a orientação moderna no ensino da Geografia escolar brasileira. Revista da Rede Brasileira de história da Geografia e Geografia Histórica: Terra Brasilis (Nova Série), São Paulo, n. 1, p. 1-19, 2000.
SANTOS, F. A. S. A escola nova e a prescrição destinadas ao ensino da disciplina de Geografia da escola primária de São Paulo no início do século XX. 2005. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2005.
SANTOS, J. R. G.; CASTROGIOVANNI, A. C. Ensino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentos. In: CASTROGIOVANNI, A. C. et al. (Org.). Movimentos para ensinar geografia: revoluções. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. 99-113.
SOUZA, S. S. et al. O Projeto Nós Propomos! Em Serrana-SP: As ruas da cidade como espaços para a educação cidadã. In: KAWASAKI, C. S. et al. (Org.). Almanaque Projeto Nós Propomos! Cidadania, Escola e Protagonismo juvenil. Ribeirão Preto: FFCLRP/USP, 2021. p. 54-64.
TOLEDO, J. Didactica: nas escolas primárias. São Paulo: Livraria Liberdade, 1930.
TONINI, I. M.; COSTELLA, R. Z. et al. Movimentos para ensinar Geografia: revoluções. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. (v. 5).
VEIGA, I. P. A. Na sala de aula: o estudo dirigido. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Técnicas de ensino: Por que não? 21. ed. Campinas: Papirus, 2011. p. 69-92.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.