ANÁLISE INTEGRADA DA PAISAGEM: SUBSÍDIOS PARA O ZONEAMENTO AMBIENTAL EM CANUDOS-BA
Mots-clés :
Fragilidade Ambiental, Geotecnologias, Modelo ambiental, Paisagem.Résumé
O zoneamento ambiental é uma estratégia da Política Nacional do Meio Ambiente, que promoveu a ampliação das discussões geográficas na perspectiva ecológica. Por meio deste estudo, objetivou-se elaborar o zoneamento ambiental, a partir de uma abordagem integrada da paisagem, tendo como escala de análise o município de Canudos-BA. A área de estudo integra a Área Susceptível à Desertificação (ASD) brasileira, demarcado por indícios de degradação e alta vulnerabilidade ao processo de desertificação. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se as geotecnologias, que possibilitaram realizar a modelagem com a aplicação de álgebras de mapas por média ponderada, definir os níveis de fragilidade e as zonas ambientais. A fragilidade potencial forte e muito forte constituem 20,7% das terras municipais, com altas possibilidades de intercorrer os processos erosivos, pois são constituídas por solos friáveis, como os Neossolos. Em Canudos, foram definidas quatro zonas ambientais, com destaque para a zona de uso indireto, caracterizada pela alta conservação das feições vegetais da caatinga, e a zona de risco, onde os processos de deterioração ambiental são acentuados. Assim, verificou-se a importância do zoneamento para a constatação dos estados ambientais, bem como para configurar caminhos para o planejamento e a gestão ambiental.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.