ANÁLISE INTEGRADA DA PAISAGEM: SUBSÍDIOS PARA O ZONEAMENTO AMBIENTAL EM CANUDOS-BA

Autores

  • Nerivaldo Afonso Santos Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Israel de Oliveira Junior Secretaria do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0002-9815-7334
  • Elane Fiúza Borges Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Fragilidade Ambiental, Geotecnologias, Modelo ambiental, Paisagem.

Resumo

O zoneamento ambiental é uma estratégia da Política Nacional do Meio Ambiente, que promoveu a ampliação das discussões geográficas na perspectiva ecológica. Por meio deste estudo, objetivou-se elaborar o zoneamento ambiental, a partir de uma abordagem integrada da paisagem, tendo como escala de análise o município de Canudos-BA. A área de estudo integra a Área Susceptível à Desertificação (ASD) brasileira, demarcado por indícios de degradação e alta vulnerabilidade ao processo de desertificação. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se as geotecnologias, que possibilitaram realizar a modelagem com a aplicação de álgebras de mapas por média ponderada, definir os níveis de fragilidade e as zonas ambientais. A fragilidade potencial forte e muito forte constituem 20,7% das terras municipais, com altas possibilidades de intercorrer os processos erosivos, pois são constituídas por solos friáveis, como os Neossolos. Em Canudos, foram definidas quatro zonas ambientais, com destaque para a zona de uso indireto, caracterizada pela alta conservação das feições vegetais da caatinga, e a zona de risco, onde os processos de deterioração ambiental são acentuados. Assim, verificou-se a importância do zoneamento para a constatação dos estados ambientais, bem como para configurar caminhos para o planejamento e a gestão ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nerivaldo Afonso Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Bacharel em Geografia, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Mestrando em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Israel de Oliveira Junior, Secretaria do Estado da Bahia

Geógrafo (Licenciatura e bacharelado), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Mestre em Geografia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Doutor em Geografia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Elane Fiúza Borges, Universidade Estadual de Feira de Santana

Licenciada em Geografia, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Mestra em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Doutora em Geociências Aplicadas, pela Universidade de Brasília (UnB). Docente, Departamento de Ciências Humans e Filosofia, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

Santos, N. A., Oliveira Junior, I. de, & Borges, E. F. (2021). ANÁLISE INTEGRADA DA PAISAGEM: SUBSÍDIOS PARA O ZONEAMENTO AMBIENTAL EM CANUDOS-BA. Caderno Prudentino De Geografia, 3(43), 178–200. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7814

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles