PEGADA HÍDRICA DA MICRORREGIÃO DO CARIRI OCIDENTAL, PARAÍBA

Auteurs

Mots-clés :

Sustentabilidade, Consumo de Água, Água virtual.

Résumé

Visando o uso sustentável dos recursos hídricos, surge a pegada hídrica a qual é definida como o total anual de água utilizado na produção de bens e serviços. Este trabalho objetiva avaliar a pegada hídrica do Cariri Ocidental Paraibano, com base na renda, gênero e consumo da população e correlacionar com a climatologia e hidrografia. Foram coletados os dados da população da microrregião por gênero e renda. Posteriormente foram calculados gerando a Pegada Hídrica. Para a climatologia os dados pluviométricos foram espacialização e gerado o gráfico de precipitação mensal, através do cálculo das médias de precipitação da área de estudo. Os resultados desta pesquisa foram divididos em três categorias, por gênero, renda e consumo e em todas as análises os dados foram divididos nas subcategorias: vegetariano, médio e alto consumidor de carne. Concluiu-se que o homem possui uma PH maior que a mulher; as pessoas que recebem os maiores salários possuem uma PH maior; e o alto consumidor possui um PH maior. Outro ponto é que a PH da microrregião é alta onde ao relaciona-la com a climatologia e a hidrografia, constatou-se que o consumo de água excede a capacidade de suporte da microrregião.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Tiago Souza Clemente, Universidade Federal da Paraíba
    Graduado em Ecologia Pela Universidade Federal da Paraíba (2019)
  • Maxsuel Bezerra do Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba
    Possui graduação em Ecologia pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Atualmente estou no Mestrado em Ciencias e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba. Fui estagiário do LAGeo ( Laboratório de Analises Geoambientais ) na UFPB Campus IV , onde trabalhei nas linhas de pesquisa de Variabilidade climática e Pegada Hídrica. Sou Professor do Ensino fundamental ll. Tenho experiência principalmente nas disciplinas de Geografia e Ciências.
  • Jéssica Mendes da Silva, Universidade Federal da Paraíba
    Possui graduação em Ecologia pela Universidade Federal da Paraíba(2018)
  • Lincoln Eloi de Araújo, Universidade Federal da Paraíba
    Atualmente é professor associado I da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV/Rio Tinto, Departamento de Engenharia e Meio Ambiente (DEMA), Curso de Ecologia e Pró-reitor Adjunto de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC). Possui graduação em Meteorologia (2004) e em geografia (2011), mestrado em Meteorologia (2006) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrometeorologia e Climatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Índices climáticos; Climatologia; Sistema de Informação Geográfica (SIG); Degradação e Impactos Ambientais; Diagnósticos Ambientais em Bacias Hidrográficas, Clima Urbano e Pegada Hídrica. 

Téléchargements

Publiée

2021-05-24

Numéro

Rubrique

Artigos/Articles/Artículos/Articles

Comment citer

PEGADA HÍDRICA DA MICRORREGIÃO DO CARIRI OCIDENTAL, PARAÍBA. (2021). Caderno Prudentino De Geografia, 2(43), 121-137. https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7655