PEGADA HÍDRICA DA MICRORREGIÃO DO CARIRI OCIDENTAL, PARAÍBA

Autores

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Consumo de Água, Água virtual.

Resumo

Visando o uso sustentável dos recursos hídricos, surge a pegada hídrica a qual é definida como o total anual de água utilizado na produção de bens e serviços. Este trabalho objetiva avaliar a pegada hídrica do Cariri Ocidental Paraibano, com base na renda, gênero e consumo da população e correlacionar com a climatologia e hidrografia. Foram coletados os dados da população da microrregião por gênero e renda. Posteriormente foram calculados gerando a Pegada Hídrica. Para a climatologia os dados pluviométricos foram espacialização e gerado o gráfico de precipitação mensal, através do cálculo das médias de precipitação da área de estudo. Os resultados desta pesquisa foram divididos em três categorias, por gênero, renda e consumo e em todas as análises os dados foram divididos nas subcategorias: vegetariano, médio e alto consumidor de carne. Concluiu-se que o homem possui uma PH maior que a mulher; as pessoas que recebem os maiores salários possuem uma PH maior; e o alto consumidor possui um PH maior. Outro ponto é que a PH da microrregião é alta onde ao relaciona-la com a climatologia e a hidrografia, constatou-se que o consumo de água excede a capacidade de suporte da microrregião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Souza Clemente, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Ecologia Pela Universidade Federal da Paraíba (2019)

Maxsuel Bezerra do Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Atualmente estou no Mestrado em Ciencias e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba. Fui estagiário do LAGeo ( Laboratório de Analises Geoambientais ) na UFPB Campus IV , onde trabalhei nas linhas de pesquisa de Variabilidade climática e Pegada Hídrica. Sou Professor do Ensino fundamental ll. Tenho experiência principalmente nas disciplinas de Geografia e Ciências.

Jéssica Mendes da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Federal da Paraíba(2018)

Lincoln Eloi de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Atualmente é professor associado I da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV/Rio Tinto, Departamento de Engenharia e Meio Ambiente (DEMA), Curso de Ecologia e Pró-reitor Adjunto de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC). Possui graduação em Meteorologia (2004) e em geografia (2011), mestrado em Meteorologia (2006) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrometeorologia e Climatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Índices climáticos; Climatologia; Sistema de Informação Geográfica (SIG); Degradação e Impactos Ambientais; Diagnósticos Ambientais em Bacias Hidrográficas, Clima Urbano e Pegada Hídrica. 

Downloads

Publicado

2021-05-24

Como Citar

Clemente, T. S., Nascimento, M. B. do, Silva, J. M. da, & Araújo, L. E. de. (2021). PEGADA HÍDRICA DA MICRORREGIÃO DO CARIRI OCIDENTAL, PARAÍBA. Caderno Prudentino De Geografia, 2(43), 121–137. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7655

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles