AS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EM FORTALEZA/CE, NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
Mots-clés :
Ensino de Geografia, Reformas Educacionais, Escolas IntegraisRésumé
Resumo
O estudo[1] foi realizado com o intuito de apreender sobre os primeiros impactos, no ensino da disciplina de Geografia, após as recomendações das reformas educacionais, no período (2016 a 2018). Tendo como foco O “Novo” Ensino Médio e a escolas de Tempo Integral (EEMTI) Estaduais aplicadas em Fortaleza. O estudo empírico teve como recorte na escola Jociê Caminha de Meneses e na escola Professora Telina Barbosa da Costa. O objetivo da pesquisa foi mostrar quais são as principais modificações educacionais que estão ocorrendo, a partir da implementação das escolas do formato Tempo Integral e como os docentes de Geografia percebem essas mudanças. A pesquisa ocorreu, por meio de levantamento bibliográfico, em sites, documentos escolares, coleta de dados do Sistema de Gestão Escolar das Escolas Estaduais do Ceará (SIGE) e de pesquisa de campo. Como instrumentos metodológicos utilizaram roteiro de entrevista com professores e gestores dessas escolas. Constatamos que a escolas de Tempo Integral estão ainda se moldando as reformas educacionais propostas pelo governo Federal e que alguns tiveram mudanças curriculares e outras mudanças mais na infraestrutura.
[1] A pesquisa foi realizada Ensino Médio e a escolas de Tempo Integral (EEMTI) estaduais que atuam em no município de Fortaleza-CE.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.