AS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EM FORTALEZA/CE, NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS

Autores

  • Rachel Facundo Vasconcelos de Oliveira Universidade Estadual do Ceará e a Universidade aberta do Brasil
  • Glauciana Alves Teles Professora Adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Tereza Sandra Loiola Vasconcelos Prof.ª Adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus do Itaperi

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Reformas Educacionais, Escolas Integrais

Resumo

Resumo

O estudo[1] foi realizado com o intuito de apreender sobre os primeiros impactos, no ensino da disciplina de Geografia, após as recomendações das reformas educacionais, no período (2016 a 2018).  Tendo como foco O “Novo” Ensino Médio e a escolas de Tempo Integral (EEMTI) Estaduais aplicadas em Fortaleza. O estudo empírico teve como recorte na escola Jociê Caminha de Meneses e na escola Professora Telina Barbosa da Costa. O objetivo da pesquisa foi mostrar quais são as principais modificações educacionais que estão ocorrendo, a partir da implementação das escolas do formato Tempo Integral e como os docentes de Geografia percebem essas mudanças.  A pesquisa ocorreu, por meio de levantamento bibliográfico, em sites, documentos escolares, coleta de dados do Sistema de Gestão Escolar das Escolas Estaduais do Ceará (SIGE) e de pesquisa de campo. Como instrumentos metodológicos utilizaram roteiro de entrevista com professores e gestores dessas escolas. Constatamos que a escolas de Tempo Integral estão ainda se moldando as reformas educacionais propostas pelo governo Federal e que alguns tiveram mudanças curriculares e outras mudanças mais na infraestrutura.

 

[1] A pesquisa foi realizada Ensino Médio e a escolas de Tempo Integral (EEMTI) estaduais que atuam em no município de Fortaleza-CE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rachel Facundo Vasconcelos de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará e a Universidade aberta do Brasil

Ensino a Distância curso Geografia Licenciatura

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Vasconcelos de Oliveira, R. F., Teles, G. A., & Loiola Vasconcelos, T. S. (2020). AS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EM FORTALEZA/CE, NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS. Caderno Prudentino De Geografia, 3(42), 6–30. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7012

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles