TERRITÓRIO E O MODUS OPERANDI DA GOVERNANÇA NAS TERRAS, FLORESTAS E ÁGUAS DE TRABALHO NA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO, CAREIRO DA VÁRZEA (AM)
Mots-clés :
território, gestão, rede de articulação políticaRésumé
A temática territorial vem sendo amplamente discutida na Geografia, devido aos múltiplos interesses que permeiam a temática. Partindo dessa contextualização, o objetivo deste artigo foi analisar a dinâmica territorial e o modus operandi da governança na Comunidade São Francisco, localizada no município Careiro da Várzea, no estado do Amazonas. Para atingir o objetivo, foram utilizados diversos instrumentos metodológicos como formulários, entrevistas abertas, oficinas participativas, e a Matriz de Cultivos. Pode-se inferir que a comunidade estudada passou por inúmeras modificações sociais, o que acabou ocasionando transformações de cunho territorial, com destaque para a redução do número de algumas espécies existentes nas terras, florestas e águas da Ilha do Careiro. Os ribeirinhos produzem inúmeras estratégias de conservação, com vistas a aumentar as espécies existentes em menor número, com destaque para estratagemas regulatórios promovidos por uma gestão territorial específica.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.