TERRITÓRIO E O MODUS OPERANDI DA GOVERNANÇA NAS TERRAS, FLORESTAS E ÁGUAS DE TRABALHO NA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO, CAREIRO DA VÁRZEA (AM)

Autores

  • Marília Gabriela Gondim Rezende Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Therezinha De Jesus Pinto Fraxe Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Antonio Carlos Witkoski Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Palavras-chave:

território, gestão, rede de articulação política

Resumo

A temática territorial vem sendo amplamente discutida na Geografia, devido aos múltiplos interesses que permeiam a temática. Partindo dessa contextualização, o objetivo deste artigo foi analisar a dinâmica territorial e o modus operandi da governança na Comunidade São Francisco, localizada no município Careiro da Várzea, no estado do Amazonas. Para atingir o objetivo, foram utilizados diversos instrumentos metodológicos como formulários, entrevistas abertas, oficinas participativas, e a Matriz de Cultivos. Pode-se inferir que a comunidade estudada passou por inúmeras modificações sociais, o que acabou ocasionando transformações de cunho territorial, com destaque para a redução do número de algumas espécies existentes nas terras, florestas e águas da Ilha do Careiro. Os ribeirinhos produzem inúmeras estratégias de conservação, com vistas a aumentar as espécies existentes em menor número, com destaque para estratagemas regulatórios promovidos por uma gestão territorial específica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marília Gabriela Gondim Rezende, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
    GGraduada em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestre e Doutora em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA). Atua principalmente nos seguintes temas: Governança, Gestão Territorial, Sociologia Rural, Conflitos, e Unidades de Conservação. Desenvolve pesquisas na área de governança ambiental a partir dos aspectos multidimensionais do trabalho nas terras, florestas e águas da Amazônia. Atualmente é editora executiva da Revista Sustentabilidade, do Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Therezinha De Jesus Pinto Fraxe, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1987), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas, coordenadora do Núcleo de Socioeconomia (NUSEC/FCA/UFAM). Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, sustentabilidade, campesinato, sistemas agroflorestais e várzea amazônica.
  • Antonio Carlos Witkoski, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
    Sociólogo, graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos -- UNISINOS (1985), Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília -- UnB (1998) e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará -- UFC (2002). Professor Titular do Departamento de Ciências Sociais -- DCIS da Universidade Federal do Amazonas --UFAM, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia -- PPGS (professor permanente), do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia PPG/CASA (professor permanente) e do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia PPGSCA (professor colaborador). Orientou 16 Monografias de Conclusão do Curso de Ciências Sociais, 35 Projetos de Iniciação Científica, 22 dissertações de mestrado e nove teses de doutorado. Líder do Grupo de Pesquisa Sociedade, Trabalho e Ambiente (GP/STA) e Membro do Núcleo de Socioeconomia (NUSEC). Foi membro da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia -- PPGS e do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia -- PPGSCA. É atualmente Consultor ad hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É membro do Conselho Editorial da Contemporânea: Revista de Sociologia da UFSCAR, da Editora da Universidade Federal do Amazonas -- EDUA e da SOMANLU: Revista de estudos amazônicos. Foi membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Sociologia no biênio 2007/2009. Desenvolveu pesquisa e extensão no interior do PIATAM Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria de Petróleo na Amazônia. Desenvolve pesquisa na área de Sociologia, Sociologia Rural e Sociologia Ambiental, investigando o seguinte universo temático: desenvolvimento sustentável, ecodesenvolvimento, etnoconhecimento, etnoconservação, processos de adaptabilidade à várzea amazônica, labor, trabalho, política, pesca na várzea amazônica, camponeses da várzea etc. PUBLICOU Diversidade intelectual e cultural política: abordagem gramsciana da pedagogia petista (Annablume, 2010) e Terras, florestas e águas de trabalho: os camponeses amazônicos e as formas de uso de seus recursos naturais (Annablume, 2010). ORGANIZOU Unidades de Conservação do Amazonas no Interflúvio Purus-Madeira: diversidade cultural e gestão social dos bens comuns (EDUA, 2015), Território e territorialidades na Amazônia: formas de sociabilidades e participação política (Valer, 2014), Amazônia: cultura material e imaterial I (Annablume, 2012), Amazônia: cultura material e imaterial II (Annablume, 2012), A cultura da juta e malva na Amazônia: sementes de uma nova racionalidade ambiental? (Annablume, 2010) e A pesca na Amazônica Central: ecologia, conhecimentos tradicionais e formas de manejo (EDUA, 2009).

Downloads

Publicado

2020-03-13

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles

Como Citar

TERRITÓRIO E O MODUS OPERANDI DA GOVERNANÇA NAS TERRAS, FLORESTAS E ÁGUAS DE TRABALHO NA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO, CAREIRO DA VÁRZEA (AM). (2020). Caderno Prudentino De Geografia, 1(42), 118-139. https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/6890