TRABALHO, IDEOLOGIA E AS OUTRAS ENGRENAGENS: O PAPEL DA ESCOLA NA REPRODUÇÃO SOCIAL
Mots-clés :
Competitividade, cooperativismo, ideologia, relações de produção, universo simbólicoRésumé
Considerando que a sociedade é composta tanto por ideias quanto por objetos e que a relação entre essas metades é dialética, o presente artigo procura encampar algumas reflexões sobre a dinâmica desse processo, o qual se confunde com a própria educação, à medida que esses citados conteúdos, concretos e abstratos, sendo eles socialmente “fabricados”, precisam ser transmitidos de uma geração a outra. Desse modo, o educador possui a importante prerrogativa de transmitir ou não, os conteúdos, e ainda, na escolha daqueles conteúdos que deveriam ou não ser ensinados, posto que essa mesma escolha vem a constituir-se na diferença entre uma postura conservadora ou uma postura revolucionária, face aos conflitos que constituem uma sociedade classista, como a nossa.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.