TRABALHO, IDEOLOGIA E AS OUTRAS ENGRENAGENS: O PAPEL DA ESCOLA NA REPRODUÇÃO SOCIAL

Autores

  • Elias Coimbra Silva IH/UFU
  • Túlio Barbosa IG/UFU

Palavras-chave:

Competitividade, cooperativismo, ideologia, relações de produção, universo simbólico

Resumo

Considerando que a sociedade é composta tanto por ideias quanto por objetos e que a relação entre essas metades é dialética, o presente artigo procura encampar algumas reflexões sobre a dinâmica desse processo, o qual se confunde com a própria educação, à medida que esses citados conteúdos, concretos e abstratos, sendo eles socialmente “fabricados”, precisam ser transmitidos de uma geração a outra. Desse modo, o educador possui a importante prerrogativa de transmitir ou não, os conteúdos, e ainda, na escolha daqueles conteúdos que deveriam ou não ser ensinados, posto que essa mesma escolha vem a constituir-se na diferença entre uma postura conservadora ou uma postura revolucionária, face aos conflitos que constituem uma sociedade classista, como a nossa.

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Publicado

2015-02-23

Como Citar

Silva, E. C., & Barbosa, T. (2015). TRABALHO, IDEOLOGIA E AS OUTRAS ENGRENAGENS: O PAPEL DA ESCOLA NA REPRODUÇÃO SOCIAL. Caderno Prudentino De Geografia, 3(36), 145–160. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/3347

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles