ANÁLISE INTEGRADA DA PAISAGEM: SUBSÍDIOS PARA O ZONEAMENTO AMBIENTAL EM CANUDOS-BA

Autores/as

  • Nerivaldo Afonso Santos Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Israel de Oliveira Junior Secretaria do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0002-9815-7334
  • Elane Fiúza Borges Universidade Estadual de Feira de Santana

Palabras clave:

Fragilidade Ambiental, Geotecnologias, Modelo ambiental, Paisagem.

Resumen

O zoneamento ambiental é uma estratégia da Política Nacional do Meio Ambiente, que promoveu a ampliação das discussões geográficas na perspectiva ecológica. Por meio deste estudo, objetivou-se elaborar o zoneamento ambiental, a partir de uma abordagem integrada da paisagem, tendo como escala de análise o município de Canudos-BA. A área de estudo integra a Área Susceptível à Desertificação (ASD) brasileira, demarcado por indícios de degradação e alta vulnerabilidade ao processo de desertificação. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se as geotecnologias, que possibilitaram realizar a modelagem com a aplicação de álgebras de mapas por média ponderada, definir os níveis de fragilidade e as zonas ambientais. A fragilidade potencial forte e muito forte constituem 20,7% das terras municipais, com altas possibilidades de intercorrer os processos erosivos, pois são constituídas por solos friáveis, como os Neossolos. Em Canudos, foram definidas quatro zonas ambientais, com destaque para a zona de uso indireto, caracterizada pela alta conservação das feições vegetais da caatinga, e a zona de risco, onde os processos de deterioração ambiental são acentuados. Assim, verificou-se a importância do zoneamento para a constatação dos estados ambientais, bem como para configurar caminhos para o planejamento e a gestão ambiental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nerivaldo Afonso Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Bacharel em Geografia, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Mestrando em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Israel de Oliveira Junior, Secretaria do Estado da Bahia

Geógrafo (Licenciatura e bacharelado), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Mestre em Geografia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Doutor em Geografia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Elane Fiúza Borges, Universidade Estadual de Feira de Santana

Licenciada em Geografia, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Mestra em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Doutora em Geociências Aplicadas, pela Universidade de Brasília (UnB). Docente, Departamento de Ciências Humans e Filosofia, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Publicado

2021-09-01

Cómo citar

Santos, N. A., Oliveira Junior, I. de, & Borges, E. F. (2021). ANÁLISE INTEGRADA DA PAISAGEM: SUBSÍDIOS PARA O ZONEAMENTO AMBIENTAL EM CANUDOS-BA. Caderno Prudentino De Geografia, 3(43), 178–200. Recuperado a partir de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7814

Número

Sección

Artigos/Articles/Artículos/Articles