O Programa Estadual de Microbacias no Estado de São Paulo: uma análise da descentralização administrativa e o incentivo ao associativismo por meio da FAMHESP
Palabras clave:
Programa de Microbacias, desenvolvimento rural sustentável, FAMHESP, descentralização e participação social.Resumen
O Programa Estadual de Microbacias no Estado de São Paulo (PEMH) impulsionou a formação de associações de produtores, desencadeando a institucionalizaçãoda Federação das Associações de Produtores Rurais das Microbacias do Estado de São Paulo(FAMHESP), no intuito de incentivar a participação e a descentralização administrativa. O programa teve como objetivo expandir o desenvolvimento rural sustentável atuando em ações de cunho agronômico, ambiental e socioeconômico. A formação de associações pode promover melhorias ao produtor rural, na medida em que possibilita maior inserção nos mercados institucionais, aumento no poder de barganha diante dos capitais comercial e industrial e melhores condições no acesso às políticas públicas. No entanto, o caráter “induzido” da participação social tem resultado em baixa adesão e representatividade e, de certo modo, legitimidade, já que o envolvimento dos proprietários rurais muitas vezes ocorre apenas para acessarem as subvenções do programa de microbacias.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.