A CARTOGRAFIA QUE SE PRODUZ EM AULA
relato de experiência e repertório de atividades
Resumen
O professor tem um papel crucial na criação de situações capazes de estimular e desenvolver as habilidades dos alunos, utilizando desde recursos visuais a atividades lúdicas, especialmente no ensino de conteúdos mais complexos, como é o caso daqueles relacionados à cartografia. Nesse sentido, este artigo tem por finalidade apresentar propostas a partir dos resultados de atividades e técnicas, que foram aplicadas na disciplina de “Cartografia e ensino de Geografia” no curso de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP em 2023. A avaliação dos produtos/ideias construídas durante a disciplina possibilitou ponderar sobre as potencialidades e fragilidades relativas à relação ensino-aprendizagem, assim como o emprego de técnicas lúdicas entre as metodologias de ensino de cartografia.
Descargas
Citas
ALMEIDA, R. D. de (Org.). Cartografia Escolar. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
CASTELLAR, S. V.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
CASTELLAR, S. V. A Cartografia e a Construção do Conhecimento em Contexto Escolar. In: ALMEIDA, Rosângela Doim (org). Novos Rumos da Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2011.
FREIRE, P. A educação na cidade. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1995.
SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio: a geografia na sala de aula. In: CARLOS, A. F. A (Org.). A geografia em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.
SOUZA, J. G.; KATUTA, A. M. Geografia e conhecimentos cartográficos. A Cartografia no movimento de renovação da geografia brasileira e a importância do uso de mapas. São Paulo: EdUNESP, 2001.
FREITAS, M. I. C. de; VENTORINI, S. E. (Orgs). Cartografia Tátil: orientação e mobilidade às pessoas com deficiência visual. Jundiaí: Paco editorial, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.