A CARTOGRAFIA QUE SE PRODUZ EM AULA

relato de experiência e repertório de atividades

Auteurs

Résumé

O professor tem um papel crucial na criação de situações capazes de estimular e desenvolver as habilidades dos alunos, utilizando desde recursos visuais a atividades lúdicas, especialmente no ensino de conteúdos mais complexos, como é o caso daqueles relacionados à cartografia. Nesse sentido, este artigo tem por finalidade apresentar propostas a partir dos resultados de atividades e técnicas, que foram aplicadas na disciplina de “Cartografia e ensino de Geografia” no curso de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP em 2023. A avaliação dos produtos/ideias construídas durante a disciplina possibilitou ponderar sobre as potencialidades e fragilidades relativas à relação ensino-aprendizagem, assim como o emprego de técnicas lúdicas entre as metodologias de ensino de cartografia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALMEIDA, R. D. de (Org.). Cartografia Escolar. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

CASTELLAR, S. V.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

CASTELLAR, S. V. A Cartografia e a Construção do Conhecimento em Contexto Escolar. In: ALMEIDA, Rosângela Doim (org). Novos Rumos da Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2011.

FREIRE, P. A educação na cidade. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1995.

SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio: a geografia na sala de aula. In: CARLOS, A. F. A (Org.). A geografia em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.

SOUZA, J. G.; KATUTA, A. M. Geografia e conhecimentos cartográficos. A Cartografia no movimento de renovação da geografia brasileira e a importância do uso de mapas. São Paulo: EdUNESP, 2001.

FREITAS, M. I. C. de; VENTORINI, S. E. (Orgs). Cartografia Tátil: orientação e mobilidade às pessoas com deficiência visual. Jundiaí: Paco editorial, 2011.

Téléchargements

Publiée

2024-07-26

Comment citer

Santana Pereira, G. (2024). A CARTOGRAFIA QUE SE PRODUZ EM AULA: relato de experiência e repertório de atividades. Caderno Prudentino De Geografia, 2(46), 48–64. Consulté à l’adresse https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/10498