ENSINO DE GEOGRAFIA: NOVOS E VELHOS DESAFIOS

Autores/as

  • Túlio Barbosa

Palabras clave:

ensino crítico, desafios para o ensino, geografia marxista

Resumen

O presente trabalho objetiva questionar o discurso atual, veiculado por meio da mídia em geral, que reduz a importância do pensamento crítico para o ensino de Geografia, acusando qualquer exposição pedagógica crítica de doutrinação. Neste trabalho buscamos compreender o discurso que privilegia uma pedagogia acrítica e vinculada as exigências do mercado de trabalho, para isso analisaremos o site “escola sem partido” e a origem deste pensamento conservador vinculado as idéias neoliberais. Neste sentido, questionamos as razões que fizeram com que esse discurso acrítico fosse amplamente divulgado e o papel do professor de Geografia diante desse desafio. Sublinhamos a importância de uma Geografia Escolar comprometida criticamente a partir da práxis marxista.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2020-03-18

Número

Sección

Artigos/Articles/Artículos/Articles

Cómo citar

ENSINO DE GEOGRAFIA: NOVOS E VELHOS DESAFIOS. (2020). Caderno Prudentino De Geografia, 1(32), 23-40. https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7467