ENSINO DE GEOGRAFIA: NOVOS E VELHOS DESAFIOS

Autores

  • Túlio Barbosa

Palavras-chave:

ensino crítico, desafios para o ensino, geografia marxista

Resumo

O presente trabalho objetiva questionar o discurso atual, veiculado por meio da mídia em geral, que reduz a importância do pensamento crítico para o ensino de Geografia, acusando qualquer exposição pedagógica crítica de doutrinação. Neste trabalho buscamos compreender o discurso que privilegia uma pedagogia acrítica e vinculada as exigências do mercado de trabalho, para isso analisaremos o site “escola sem partido” e a origem deste pensamento conservador vinculado as idéias neoliberais. Neste sentido, questionamos as razões que fizeram com que esse discurso acrítico fosse amplamente divulgado e o papel do professor de Geografia diante desse desafio. Sublinhamos a importância de uma Geografia Escolar comprometida criticamente a partir da práxis marxista.

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Publicado

2020-03-18

Como Citar

Barbosa, T. (2020). ENSINO DE GEOGRAFIA: NOVOS E VELHOS DESAFIOS. Caderno Prudentino De Geografia, 1(32), 23–40. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7467

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles