SISTEMAS FLUVIAIS E O USO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE: DISCUSSÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO INSTRUMENTO PARA GESTÃO DE CURSOS D’ÁGUA NO BRASIL

Authors

  • Andreza Tacyana Felix Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Keywords:

Sistemas complexos, Ambientes fluviais, Gestão hídrica, Indicadores hidroambientais

Abstract

Os cursos d’água são sistemas ambientais complexos compostos por diversos elementos que se interagem, transformam, produzem, ligam e mantém o sistema como um todo. Alterações neste sistema, mesmo que de baixa intensidade, levam à sua desestabilização, provocando diversos impactos comprometendo inclusive, a sua qualidade ambiental. Neste sentido, os indicadores de sustentabilidade considerando dimensões ecológica, econômica, social e institucional, na perspectiva conjunta de tempo e espaço, podem ser uma relevante ferramenta de gestão hídrica em prol da sustentabilidade dos cursos d’água. Assim, diante desta perspectiva e, considerando a abordagem holística de sistemas complexos sobre os ambientes fluviais, este trabalho através de revisão bibliográfica, pesquisa documental e, consulta em meio digital aos órgãos federal e estaduais de gestão de recursos hídricos,  discute de forma exploratória, descritiva e interpretativa, a utilização de indicadores de sustentabilidade para gestão de cursos d’água no Brasil.   

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Andreza Tacyana Felix Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professora Adjunta I do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Géografa pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre e Doutora em Engenharia Civil na área de concentração de Recursos Hídricos pela UFPE.

Published

2019-05-17

How to Cite

Carvalho, A. T. F. (2019). SISTEMAS FLUVIAIS E O USO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE: DISCUSSÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO INSTRUMENTO PARA GESTÃO DE CURSOS D’ÁGUA NO BRASIL. Caderno Prudentino De Geografia, 1(41), 86–99. Retrieved from https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/6086

Issue

Section

Artigos/Articles/Artículos/Articles