SISTEMAS FLUVIAIS E O USO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE: DISCUSSÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO INSTRUMENTO PARA GESTÃO DE CURSOS D’ÁGUA NO BRASIL

Autores

  • Andreza Tacyana Felix Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Sistemas complexos, Ambientes fluviais, Gestão hídrica, Indicadores hidroambientais

Resumo

Os cursos d’água são sistemas ambientais complexos compostos por diversos elementos que se interagem, transformam, produzem, ligam e mantém o sistema como um todo. Alterações neste sistema, mesmo que de baixa intensidade, levam à sua desestabilização, provocando diversos impactos comprometendo inclusive, a sua qualidade ambiental. Neste sentido, os indicadores de sustentabilidade considerando dimensões ecológica, econômica, social e institucional, na perspectiva conjunta de tempo e espaço, podem ser uma relevante ferramenta de gestão hídrica em prol da sustentabilidade dos cursos d’água. Assim, diante desta perspectiva e, considerando a abordagem holística de sistemas complexos sobre os ambientes fluviais, este trabalho através de revisão bibliográfica, pesquisa documental e, consulta em meio digital aos órgãos federal e estaduais de gestão de recursos hídricos,  discute de forma exploratória, descritiva e interpretativa, a utilização de indicadores de sustentabilidade para gestão de cursos d’água no Brasil.   

 

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Biografia do Autor

  • Andreza Tacyana Felix Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
    Professora Adjunta I do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Géografa pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre e Doutora em Engenharia Civil na área de concentração de Recursos Hídricos pela UFPE.

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Publicado

2019-05-17

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles

Como Citar

SISTEMAS FLUVIAIS E O USO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE: DISCUSSÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO INSTRUMENTO PARA GESTÃO DE CURSOS D’ÁGUA NO BRASIL. (2019). Caderno Prudentino De Geografia, 1(41), 86-99. https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/6086