SISTEMAS FLUVIAIS E O USO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE: DISCUSSÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO INSTRUMENTO PARA GESTÃO DE CURSOS D’ÁGUA NO BRASIL
Mots-clés :
Sistemas complexos, Ambientes fluviais, Gestão hídrica, Indicadores hidroambientaisRésumé
Os cursos d’água são sistemas ambientais complexos compostos por diversos elementos que se interagem, transformam, produzem, ligam e mantém o sistema como um todo. Alterações neste sistema, mesmo que de baixa intensidade, levam à sua desestabilização, provocando diversos impactos comprometendo inclusive, a sua qualidade ambiental. Neste sentido, os indicadores de sustentabilidade considerando dimensões ecológica, econômica, social e institucional, na perspectiva conjunta de tempo e espaço, podem ser uma relevante ferramenta de gestão hídrica em prol da sustentabilidade dos cursos d’água. Assim, diante desta perspectiva e, considerando a abordagem holística de sistemas complexos sobre os ambientes fluviais, este trabalho através de revisão bibliográfica, pesquisa documental e, consulta em meio digital aos órgãos federal e estaduais de gestão de recursos hídricos, discute de forma exploratória, descritiva e interpretativa, a utilização de indicadores de sustentabilidade para gestão de cursos d’água no Brasil.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.