MARXISMO COMO MÉTODO E PRÁXIS

os conceitos de espaço e território enquanto totalidade em novimento

Autores

Resumo

O presente texto tem o objetivo de estabelecer uma discussão teórica acerca dos elementos centrais que caracterizam o materialismo histórico e dialético enquanto método/práxis e, a partir dele, construir uma reflexão acerca dos conceitos de espaço e território. Partindo dos pressupostos teórico-metodológicos do marxismo, o espaço geográfico é uma totalidade material/imaterial dinâmica e contraditória produzida historicamente na relação entre sociedade e natureza, mediada pelas relações sociais de trabalho. Esse método é revolucionário porque permite entender a realidade como uma totalidade cujo movimento de construção/desconstrução/recriação é constante, e o processo de produção/reprodução socioespacial se faz historicamente pelas classes que compõem a sociedade capitalista vigente. Portanto, na perspectiva da Geografia constituída sob os pressupostos marxistas, é função da ciência geográfica interpretar a produção do espaço e a apropriação da natureza no interior do modo de produção capitalista, considerando suas desigualdades, contradições, conflitos e luta de classes inerentes à essência de sua lógica de reprodução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Simão Camacho, Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Dourados, Mato Grosso do Sul

Licenciado e mestre em Geografia pela UFMS. Doutor em Geografia pela FCT-UNESP com pós-doutorado em Geografia pela UFMS-CPTL;  Docente no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC) e do programa de pós graduação em Educação e Territorialidade (PPGET) da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Do Programa de Pós - Graduação em Geografia da Faculdade Ciências Humanas (FCH) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) campus de Três Lagoas-MS.

OrcID: https://orcid.org/0000-0002-3826-6248. 

Referências

ALMEIDA, R. A. (Re) criação do campesinato, identidade e distinção: a luta pela terra e o habitus de classe. São Paulo: UNESP, 2006.

CAMACHO, R. S. O ensino da geografia e a questão agrária nas séries iniciais do ensino fundamental. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Aquidauana-MS, 2008.

______. A produção do espaço e do território: as relações de trabalho subordinadas ao modo de produção capitalista. Revista Entre-Lugar (UFGD), v.1, p.73 - 98, 2010.

______. Paradigmas em disputa na educação do campo. 2014. 806 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2014. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/pos/geo/dis_teses/14/dr/rodrigo_camacho.pdf.

______. Educação do Campo e territórios/territorialidades camponeses: terra, família e trabalho In: MOLINA, Monica C. et al. (Org.). Formação de Formadores: reflexões sobre as experiências da Licenciatura em Educação do Campo no Brasil. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2019, v.9, p. 169-188.

______; ALMEIDA, Rosemeire Aparecida de. Os parâmetros curriculares nacionais (PCNs) do ensino fundamental em debate. Revista Formação, n. 15, v. 1, p.36 60, 2008. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/734.

CHAUÍ, M. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1980. (Coleção Primeiros Passos).

CORRÊA, R. L. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, 1986. (Princípios, 53).

FERNANDES, B. M. Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais: contribuição teórica para uma leitura geográfica dos movimentos sociais. Revista Nera, Presidente Prudente: Unesp, ano 8, n. 6, p. 14 – 34, jan./jun. 2005.

_______. Questão agrária: conflitualidade e desenvolvimento territorial. Disponível em: <http://www4.fct.unesp.br/nera/arti.php>. Acesso em: 20 mai. 2020.

GADOTTI, M. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório.11. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

GOMES, H. Reflexões sobre teoria e crítica em geografia. Goiânia: CEGRAF; UFG, 1991.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 1. 1999.

HARVEY, D. A justiça social e a cidade. São Paulo: HUCITEC, 1980.

HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do Espírito. Trad. Paulo Meneses. 8 ed. Rio de Janeiro: Petrópolis: Vozes, 2013.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

MARX, K. Prefácio. In:_____. Uma Contribuição para a Crítica da Economia Política. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ma000084.pdf. Acesso em: 15 jul. 2021.

______. O Capital: crítica da economia política. Livro I. O processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle. 13. ed. São Paulo: Boitempo, 2013.

______; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã (Feurbach). 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1984.

______; ______. Textos. São Paulo: Alfa-Omega, 1977.

MOREIRA, R. O que é geografia. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. (Primeiros Passos, 48).

OLIVEIRA, A. U. de. Educação e ensino de geografia na realidade brasileira. In: OLIVEIRA, A. U. de (Org.). Para onde vai o ensino da geografia? 4. ed. São Paulo: Pinski, 1994. p. 135-144.

______. de. Geografia agrária: perspectivas no início do século XXI. In: OLIVEIRA, Ariovaldo U. de; MARQUES, Marta Inês Medeiros (Orgs.). O campo no século XXI: território de vida, de luta e de construção da justiça social. São Paulo: Casa Amarela/Paz e Terra, 2004. p. 27-64.

PAULO NETTO, J. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

PORTO-GONÇALVES, C. W. Da geografia às geo-grafias: um mundo em busca de novas territorialidades. Buenos Aires: Clacso, 2002.

SANTOS, M. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. 2.ed. São Paulo: Hucitec, 1978.

______. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.

______. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 3.ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

______. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção - 4. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006.

SPOSITO, E. S. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo

Downloads

Publicado

2023-07-10

Como Citar

Camacho, R. S. (2023). MARXISMO COMO MÉTODO E PRÁXIS: os conceitos de espaço e território enquanto totalidade em novimento. Caderno Prudentino De Geografia, 2(45), 1–19. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/9527

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles