[RELATO DE EXPERIÊNCIA] O MONITORAMENTO DA COVID-19 EM UMA CIDADE MÉDIA DO RIO GRANDE DO SUL

o caso de Santa Maria e o Observatório de Informações em Saúde

Autores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Leonardo Cezar Spode, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Geografia (Licenciatura Plena e Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestrado em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO - UFSM). Atualmente é Doutorando em Geografia (PPGGEO - UFSM), atuando no campo da Geografia Humana, com ênfase em pesquisas na área de Geografia Urbana e Planejamento Territorial, abrangendo temas como: pobreza urbana, privação social e desigualdades socioespaciais. Membro dos grupos de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Geografia da Saúde (NePeGS) e Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia Humana (LEPGHU).

Maurício Rizzatti, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Geografia Licenciatura Plena e Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Cartografia e Sensoriamento Remoto pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (EAD). Especialista em Tecnologias Aplicadas à Educação, Metodologias Ensino de Geografia e Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) pela UFSM. Doutor em Geografia - Passagem Direta para o Doutorado - pelo PPGGeo da UFSM. Foi Professor Substituto da Universidade Federal do Pampa - Campus São Gabriel (2020-2021) dos cursos de Engenharia Florestal e Gestão Ambiental, ministrando as seguintes disciplinas: Cartografia, Fotogrametria, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Curricular Supervisionado. Foi Professor do Colégio Politécnico da UFSM, ministrando aulas de Geografia para o 3° ano do Ensino Médio (2017, 2018 e 2020). É pesquisador no Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) e no Núcleo de Pesquisa em Geografia da Saúde (NePeGS), da UFSM. É colaborador do Observatório de Informações em Saúde da UFSM, sendo responsável pelo mapeamento Intraurbano dos casos confirmados e óbitos da COVID-19 em Santa Maria. Pesquisa e atua na área de Cartografia, Geoprocessamento, Cartografia Escolar e a Teoria das Inteligências Múltiplas, Geotecnologias, Sensoriamento Remoto na Educação Básica; Geografia Física, Geografia Urbana e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul sob o n° RS252565, com atribuições profissionais referentes a profissão de Geógrafo. 

Carina Petsch, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atuou como professora colaboradora da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão, no período de 05/2018 a 03/2019. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Antártica, monitoramento de geleiras, Ensino Polar, Geomorfologia glacial, Sensoriamento Remoto e Cartografia escolar. Atua como pesquisadora no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM, Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) e Centro Polar e Climático (CPC) da UFRGS. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atuando na área de Geografia Física, Ensino e Cartografia.

Downloads

Publicado

2022-09-19

Como Citar

Spode, P. L. C., Rizzatti, M., & Petsch, C. (2022). [RELATO DE EXPERIÊNCIA] O MONITORAMENTO DA COVID-19 EM UMA CIDADE MÉDIA DO RIO GRANDE DO SUL: o caso de Santa Maria e o Observatório de Informações em Saúde. Caderno Prudentino De Geografia, 3(44), 198–204. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/9418

Edição

Seção

Dossiê Temático "Geografia, Ensino e Pesquisa no transcurso da pandemia da Covid-19"