A PRODUÇÃO DO ESPAÇO E O COTIDIANO NA CIDADE DE SÃO FELIPE - BA

Autores

Palavras-chave:

Cidade pequena, (Re)produção do espaço, Cotidiano, São Felipe-BA

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir a produção do espaço urbano sob a perspectiva de análise das relações socioespaciais reproduzidas no cotidiano da cidade pequena. Busca-se assim contribuir com a discussão sobre os estudos urbanos contemporâneos e, o desafio que se apresenta nesta pesquisa é mediar aspectos da realidade urbana em São Felipe com os pressupostos teóricos lefebvrianos, pensados em outra dimensão de cidade. Este trabalho é produto de debates, pesquisa empírica e reflexões teóricas abordados na pesquisa de mestrado que tratou, dentre outras questões, da (re)produção do espaço na cidade pequena em meio as formas de representação e apropriação das práticas cotidianas. Parte-se do pressuposto de que ao estudar a produção do espaço da cidade devem-se considerar as relações sociais estabelecidas em seu cotidiano, capazes de revelar as dinâmicas espaciais, seus conflitos e contradições reproduzidos socialmente. Elementos indispensáveis para compreensão do modo de vida urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiara Cerqueira Leandro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialização em Gestão da Inovação e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2018). Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (2015). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em produção do espaço urbano, cidades pequenas, representação do espaço e cotidiano.

Ana Emília de Quadros Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Pós-doutora pela Universidade Federal de Sergipe (2019). Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2009), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999), especialização pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1991). Atualmente, é professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: rede, território, produção de cidade médias e pequenas, produção de espaços urbanos e rurais, atlas geográfico e geografia de Vitória da Conquista. 

Downloads

Publicado

2021-03-06

Como Citar

Leandro, M. C., & Ferraz, A. E. de Q. (2021). A PRODUÇÃO DO ESPAÇO E O COTIDIANO NA CIDADE DE SÃO FELIPE - BA. Caderno Prudentino De Geografia, 1(43), 80–103. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7494

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles