PRAGMATISMO E ESCOLA NOVA NO BRASIL

Autores/as

  • Elisabete Aparecida Ribeiro
  • Pedro Angelo Pagni

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v9i9/10.402

Resumen

Este artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa Democracia, Pragmatismo e Escola Nova no Brasil (em andamento). Descreve brevemente o cenário histórico e educacional em que o movimento Escola Nova se encontra, na ocasião em que os temas filosófico-educacionais ganham projeção na Revista Brasileira de  Estudos Pedagógicos e na Educação e Ciências Sociais. Focaliza os temas filosófico-educacionais presentes nos debates travados  nesses periódicos e discute a relação entre filosofia e ciência, supondo-a como central para a compreensão das formas de apropriação do pragmatismo, para sustentar a concepção de democracia e para oferecer um sentido democrático à concepção escolanovista de educação, durante os anos 1950 e 1960. Recorremos a uma  revisão preliminar da literatura sobre o assunto, focalizamos as relações que são estabelecidas entre a Escola Nova e o Pragmatismo e como autores como J. Roberto Moreira e Jayme Abreu se apropriam desta corrente da filosofia para tratar da educação no período.

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Publicado

2011-07-04

Cómo citar

RIBEIRO, E. A.; PAGNI, P. A. PRAGMATISMO E ESCOLA NOVA NO BRASIL. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 9, n. 9/10, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v9i9/10.402. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/402. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê