O Mundo Da Escrita E Sua Conceção Sócio-Histórica
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v4i4.76Palavras-chave:
Alfabetização (conceitos), Processes Mentais Superiores, Psicologia Histórico-Social, Processo de lnternalização, Aquisição da Escrita.Resumo
Este artigo trata dos processos mentais superiores descobertos por Vygotsky e colaboradores, evidenciando a superioridade dos atos humanos no reino animal. Destaca a compreensão da linguagem falada, inicialmente tida como elo mediador entre a fala e a escrita e como a fala desaparece no momento em que a criança assume a escrita como um processo discursivo. Assim, na presença do outro, ela sente a necessidade de produzir uma escrita compreensível a todos, o que ocorre por meio do processo da internalização, no qual a atividade mediada se transforma em intrapsicológica originando a atividade voluntária. Aponta os motivos que levam uma criança a escrever e analisa a evolução desse processo, passando do rabisco ao desenho ate a escrita, numa situação eminentemente histórico-social. O professor e delineado como "tutor' indispensável no processo de educação escolar, atuando na chamada “zona de desenvolvimento próximo”.
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