Formação De Professores: A Prática De Ensino Na Modalidade De Estágios Curriculares Contribuindo Com A Construção Da Identidade Profissional

Autores

  • Stela C. Bertholo Piconez

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v4i4.67

Palavras-chave:

Formação de Professores, Prática de Ensino, Estágios Curriculares, ldentidade Profissional, Formação Reflexiva.

Resumo

A formação de professores tem sido objeto de discussões e de debates atuais devido às exigências de 300 horas de Prática de Ensino, na modalidade de estágios curriculares. Essa medida justifica-se devido à problemática do fracasso escolar e a necessidade de ·elevar a formação de professores para nível superior. O texto relata, no contexto das mudanças atuais, a experiência de um projeto de estágios, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, o qual tem apresentado resultados significativos. Desde os níveis iniciais de alfabetização, o projeto atende as três dimensões da universidade : pesquisa, docência e extensão. Atende funcionários dos campi USP, campo de estagio para alunos das licenciaturas e espaço de pesquisa permanente sobre a formação de professores. Possui espaço físico conhecido como NEA – Núcleo de Estudos sobre Educação de Jovens e Adultos e Formação Permanente de Professores (Ensino Presencia! e Educação a Distancia). Foi financiado pela FAPESP e mantém projetos da FINEP (PROEDUC). Finalmente, o artigo discute a luz dos debates recentes sobre a formação de professores, como as atividades de estágios desenvolvidos neste espaço, podem contribuir para as reflexões sobre formação de professores mais bem qualificados a partir do estudo te6rico das praticas escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-12-2009

Como Citar

PICONEZ, S. C. B. Formação De Professores: A Prática De Ensino Na Modalidade De Estágios Curriculares Contribuindo Com A Construção Da Identidade Profissional. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 4, n. 4, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v4i4.67. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/67. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê