O CÍRCULO DE BAKHTIN EM DIÁLOGO COM HENRI WALLON: REFERENTES TEÓRICOS PARA PENSAR AS LINGUAGENS DE BEBÊS

Autores

  • Viviane Maria Alessi Secretaria Municipal de Educação de Curitiba Universidade Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0003-3278-6610
  • Marynelma Camargo Garanhani Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.5138

Palavras-chave:

Linguagens, bebês, Educação Infantil.

Resumo

O presente artigo busca estabelecer um diálogo entre os estudos realizados pelo Círculo de Bakhtin e Henri Wallon acerca da linguagem infantil. Dos estudos do Círculo de Bakhtin, destacamos as obras de Volochínov (2019, 2013) e Bakhtin (1997, 2011) sobre a situação extraverbal que envolve o espaço, o sentido e os valores que permeiam a expressão comunicativa, marcada ainda por diferentes entonações e sempre dirigida socialmente, além da presença e influência do outro na constituição do indivíduo. Essas ideias foram complementadas pela teoria de psicogênese da pessoa completa de Henri Wallon (1971, 2007, 2008), que considera a criança na sua integralidade, envolvendo os campos da afetividade, do movimento, da cognição e da pessoa em relação com o meio, trazendo considerações basilares sobre o desenvolvimento infantil. Assim, o texto se estrutura em duas partes: inicialmente apresentamos algumas ideias centrais das duas teorias, buscando entrelaçar os fios que as compõe e identificar elementos que se aproximam e se complementam e na segunda parte destacamos a questão do diálogo, não apenas entre os referentes teóricos como, também, elemento primordial na constituição da linguagem dos bebês. Ao estabelecer um diálogo entre os autores, percebemos que há muitos pontos em comum, principalmente ao pensarem a linguagem em uma perspectiva sociológica e que tem no outro/meio como um elemento fundamental nessa constituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Maria Alessi, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba Universidade Federal do Paraná

Pedagoga, com Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná

Marynelma Camargo Garanhani, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1987), Mestre em Educação (Currículo e Conhecimento) pela UFPR (1998), Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP (2004) e Pós-doutora em Educação (Contextos Educativos da Criança e Prática Docente) pela Universidade do Vale do Itajaí de Santa Catarina - UNIVALI (2016). Atualmente é professora associada do Departamento de Educação Física e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPR (linha de pesquisa: Cultura, Escola e Ensino). Coordena o Grupo de Estudos EDUCAMOVIMENTO que integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) da UFPR, o qual é vice-coordenadora.

Downloads

Publicado

20-12-2018

Como Citar

ALESSI, V. M.; GARANHANI, M. C. O CÍRCULO DE BAKHTIN EM DIÁLOGO COM HENRI WALLON: REFERENTES TEÓRICOS PARA PENSAR AS LINGUAGENS DE BEBÊS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i1.5138. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5138. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO