AVALIAR E APRENDER COM TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS

Autores

  • Vânia Kelen Belão Univ. Estadual Paulista/FCT/Presidente Prudente
  • Ana Maria da Costa Santos Menin Univ. Estadual Paulista/FCT/Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v12i13.1687

Palavras-chave:

Correção, avaliação da aprendizagem, produção de texto, ensino-aprendizagem

Resumo

Considerando o papel da avaliação, particularmente, no que diz respeito à produção de textos, buscamos repensar a prática avaliativa, a partir de novas perspectivas que vêm sendo apontadas tanto por estudiosos da avaliação quanto por aqueles que discutem o ensino de língua portuguesa, privilegiando a construção do conhecimento e a aprendizagem significativa do aluno, ao se apropriar do código lingüístico escrito. Entendemos que a natureza da avaliação não concebe relacioná-la a instrumentos de medida de resultados com fim último de aprovar ou reprovar. Avaliar refere-se a um processo de acompanhamento do desenvolvimento do educando, que implica uma regulação feita pelo professor e pelo aluno, objetivando melhorar o ensino-aprendizagem. Neste processo, o texto produzido pode ser um aliado, pois é uma forma de expressão do aluno, podendo fornecer informações que auxiliem a análise e interpretação das aprendizagens, contribuindo assim, para a realização das remediações necessárias.

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Como Citar

BELÃO, V. K.; MENIN, A. M. da C. S. AVALIAR E APRENDER COM TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 12, n. 13, 2005. DOI: 10.14572/nuances.v12i13.1687. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1687. Acesso em: 12 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê