CONCEPÇÕES DE CRIANÇA NA PRÁTICA PEDAGGICA DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA

Autores

  • Marli Lucia Tonatto Zibetti Univeradiade Federal de Rondônia – Campus Rolim de Moura

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v12i13.1676

Palavras-chave:

concepção de criança, saberes docentes, pesquisa etnográfica.

Resumo

O presente artigo analisa dados oriundos de uma prática etnográfica e busca compreender de que maneira se manifestam na prática pedagógica de uma professora alfabetizadora suas concepções sobre criança. Os resultados apontam para a historicidade dos saberes docentes uma vez que a concepção de criança presente em sua atuação remete-nos às idéias rosseaunianas de criança. Por outro lado, evidenciam também como as condições objetivas em que a prática se desenvolve influenciam a constituição do fazer pedagógico. Os dados indicam ainda que a condução do trabalho pedagógico pela professora participante da pesquisa contribui para o estabelecimento de uma relação que favorece o envolvimento dos alunos com as atividades, embora este envolvimento nem sempre seja suficiente para o acesso aos conhecimentos necessários para a progressão na escolaridade.

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Como Citar

ZIBETTI, M. L. T. CONCEPÇÕES DE CRIANÇA NA PRÁTICA PEDAGGICA DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 12, n. 13, 2005. DOI: 10.14572/nuances.v12i13.1676. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1676. Acesso em: 3 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê