CONCEPÇÕES DE CRIANÇA NA PRÁTICA PEDAGGICA DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v12i13.1676Palavras-chave:
concepção de criança, saberes docentes, pesquisa etnográfica.Resumo
O presente artigo analisa dados oriundos de uma prática etnográfica e busca compreender de que maneira se manifestam na prática pedagógica de uma professora alfabetizadora suas concepções sobre criança. Os resultados apontam para a historicidade dos saberes docentes uma vez que a concepção de criança presente em sua atuação remete-nos às idéias rosseaunianas de criança. Por outro lado, evidenciam também como as condições objetivas em que a prática se desenvolve influenciam a constituição do fazer pedagógico. Os dados indicam ainda que a condução do trabalho pedagógico pela professora participante da pesquisa contribui para o estabelecimento de uma relação que favorece o envolvimento dos alunos com as atividades, embora este envolvimento nem sempre seja suficiente para o acesso aos conhecimentos necessários para a progressão na escolaridade.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.