CISTERNAS RURAIS: VIABILIDADE ECONÔMICA E PERCEPÇÃO DE AGRICULTORES DO MUNICÍPIO DE PALOTINA-PR/ Rural tanks: economic viability and perception of farmers in Palotina-PR/ Cisternas rurales: viabilidad económica y la percepción de los agricultores en Palotina-PR

Autores

  • Vanessa Gleica Cantú Gris Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Geysler Rogis Flor Bertolini Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jerry Adriani Johann Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i37.4755

Palavras-chave:

Sustentabilidade ambiental, viabilidade econômica, captação de água pluvial, cisternas rurais

Resumo

Este estudo objetiva avaliar a viabilidade econômica e a percepção dos agricultores da Linha Salette no município de Palotina-PR em relação à instalação de uma cisterna rural. Com uma abordagem quantitativa, este trabalho constituí-se em três etapas de pesquisa, desenvolvidas no período de maio a julho de 2016: dimensionamento da cisterna para a propriedade pesquisada, análise de investimento do projeto e avaliação da percepção dos agricultores em relação à instalação de uma cisterna. Para determinar o dimensionamento da capacidade de captação e armazenamento da água da chuva utilizou-se o método de Rippl apresentado por Tomaz (2003). Para análise da viabilidade econômica utilizou-se o Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e payback e para avaliar a percepção dos agricultores utilizou-se a aplicação de questionários aos 15 agricultores da comunidade pesquisada. Como resultado observou-se que a instalação de uma cisterna na propriedade estudada não apresentou oportunidade econômica, no entanto a execução do projeto pode ser considerada com maior impacto na variável ambiental, como uma fonte alternativa de água no meio rural que pode contribuir com a preservação da água potável disponível, sendo essa destinada apenas para fins nobres, como o consumo humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Gleica Cantú Gris, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Aluna do Mestrado Profissional em Administração da Unioeste

Geysler Rogis Flor Bertolini, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente do Mestrado Profissional em Administração, do Mestrado em Contabilidade e do Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste. Doutor em Engenharia de Produção.

Jerry Adriani Johann, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente do Mestrado Profissional em Administração, do Mestrado em Contabilidade e do Doutorado em Engenharia Agrícola da Unioeste. Doutor em Engenharia Agrícola.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Cantú Gris, V. G., Bertolini, G. R. F., & Johann, J. A. (2017). CISTERNAS RURAIS: VIABILIDADE ECONÔMICA E PERCEPÇÃO DE AGRICULTORES DO MUNICÍPIO DE PALOTINA-PR/ Rural tanks: economic viability and perception of farmers in Palotina-PR/ Cisternas rurales: viabilidad económica y la percepción de los agricultores en Palotina-PR. REVISTA NERA, (37), 169–194. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i37.4755

Edição

Seção

Artigo original