SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE TURVO-PR: REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO SINDICALISMO RURAL NA AGRICULTURA FAMILIAR/ Syndicate of Rural Workers of Turvo-PR: Reflections about contributions rural syndicalism in family agriculture/ Sindicato de Los Trabajadores Rurales en Turvo: reflexiones sobre las contribuciones del sindicalismo rural en la agricultura familiar

Autores

  • Estevão Neumann Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Guarapuava-PR
  • Sérgio Fajardo Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Guarapuava-PR

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i37.4368

Palavras-chave:

Agricultores familiares, espaço rural, trabalhadores rurais, sindicalismo

Resumo

Este artigo traz reflexões da atuação do sindicalismo rural na agricultura familiar, realizado a partir de estudo de caso feito no Sindicato dos Trabalhos Rurais de Turvo (STR), Paraná (Brasil), resultado do trabalho de conclusão de curso do autor. Em meio a atual dinâmica agrária em que vivemos, com a hegemonia do agronegócio, agricultores familiares buscam permanecer no espaço rural frente a tamanhas dificuldades, buscando apoio muitas vezes em sindicatos de trabalhadores rurais, que passam a se expandir paralelamente a expansão das relações de produção capitalista no campo. Desta forma, objetivou-se avaliar as atividades do STR, no desenvolvimento socioeconômico da agricultura familiar. A partir da analise de alguns aspectos da diversidade da agricultura familiar e avaliação das atividades de prestação de serviços aos associados nas formas e mecanismos que o sindicato oferece aos mesmos. Estes, alcançados a partir de três momentos: levantamento bibliográfico; levantamento de dados junto a organismos oficiais locais e levantamento de dados em campo, onde foi utilizada a entrevista semi-estruturada. Os principais resultados alcançados remetem a importância do sindicato enquanto entidade social de reivindicação dos direitos e interesses de seus associados, que visa coordenar, representar e defender os agricultores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estevão Neumann, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Guarapuava-PR

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR), UNICENTRO, Campus Cedeteg - Guarapuava – PR. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Espaço Rural, Pluriatividade e Agricultura Familiar.

Sérgio Fajardo, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Guarapuava-PR

Professor Associado do Departamento de Geografia e do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR), UNICENTRO, em Guarapuava - PR. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária, Econômica e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Espaço Rural, Desenvolvimento Regional, Organização do Espaço, Estudos Agrários, Cooperativismo Agropecuário, Paisagem Regional, Territorialidade Corporativa, Setor Agroindustrial, Agricultura Familiar, Economia Regional e Território, Categorias Geográficas e Epistemologia da Geografia.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Neumann, E., & Fajardo, S. (2017). SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE TURVO-PR: REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO SINDICALISMO RURAL NA AGRICULTURA FAMILIAR/ Syndicate of Rural Workers of Turvo-PR: Reflections about contributions rural syndicalism in family agriculture/ Sindicato de Los Trabajadores Rurales en Turvo: reflexiones sobre las contribuciones del sindicalismo rural en la agricultura familiar. REVISTA NERA, (37), 253–277. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i37.4368

Edição

Seção

Artigo original