ITAIPU E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DO CAPITAL (Itaipu and the formation of capital's territory)

Autores

  • Leonardo Bauer Maggi FCT Unesp

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i27.2874

Palavras-chave:

América do Sul, Integração elétrica, eletricidade, Itaipu, território do capital.

Resumo

Neste artigo, Itaipu é analisada como resultado da organização dos fatores de produção para apropriação e transformação de recursos naturais, nesse caso eletricidade, que por sua vez é uma mercadoria fundamental. A organização dos fatores de produção cria um ambiente ora de integração, ora de exclusão dos países membros, instituindo o que o autor denomina de um território do capital. O artigo faz uma análise do significado de Itaipu para a indústria de eletricidade do Brasil e Paraguai e quanto de avanços exigiu, não apenas em aspectos de engenharia, mas sobre novos arranjos nas relações diplomáticas no extremo sul do continente, além de um forte aparato jurídico institucional capaz de viabilizar, financeira e politicamente, o projeto, demonstrando o quanto Itaipu está integrada aos interesses do capital industrial e financeiro, tanto no nível regional e no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Bauer Maggi, FCT Unesp

Engenheiro Agrônomo e membro do Movimento dos Atingidos por Barragens - Via Campesina a 10 anos, onde desenvolve ações de acompanhamento de projetos sociais e ações de relações internacionais.

Downloads

Publicado

2015-09-02

Como Citar

Maggi, L. B. (2015). ITAIPU E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DO CAPITAL (Itaipu and the formation of capital’s territory). REVISTA NERA, (27), 53–63. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i27.2874

Edição

Seção

Artigo original