LUTA PELA TERRA E DISPUTAS TERRITORIAIS NA REGIÃO DA CAMPANHA GAÚCHA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ASSENTAMENTO CONQUISTA DO CAIBOATÉ EM SÃO GABRIEL – RS (Struggle for land and territorial disputes in the region of the campanha gaúcha: the process of for...)

Autores

  • Anderson Luiz Machado dos Santos Universidade Federal do Pampa
  • Cesar De David Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i20.1855

Palavras-chave:

espaço, território, questão agrária, luta pela terra.

Resumo

A luta pela terra constitui um dos processos intrínsecos às contradições vigentes na questão agrária brasileira, frente às desigualdades oriundas do desenvolvimento capitalista. Desta forma, o presente trabalho objetiva revelar como esta luta configura-se como um agente capaz de realizar transformações espaciais através das disputas territoriais, sobretudo, mediante o protagonismo de movimentos sociais como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Para tal, se estabelece, como recorte espaço–temporal, o processo de formação, no período de 2003 a 2009 do assentamento Conquista do Caiboaté no município de São Gabriel, localizado no Rio Grande do Sul. Adotam-se, como premissas teórico-metodológicas, a visão científica e filosófica de que tudo está em movimento, em unidade e contradição, em processo de transformação e, com a utilização de procedimentos distintos e complementares, busca-se apreender alguns elementos que compõem a essência das múltiplas dimensões existentes no processo de reconstrução dos territórios rurais a partir da luta pela terra, cujas expressões fazem-se presentes, sobretudo, através da reterritorialização dos agentes sociais, processo que tem proporcionado a reconstrução econômico-social, político-ideológica e simbólico-cultural do território em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Santos, A. L. M. dos, & De David, C. (2012). LUTA PELA TERRA E DISPUTAS TERRITORIAIS NA REGIÃO DA CAMPANHA GAÚCHA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ASSENTAMENTO CONQUISTA DO CAIBOATÉ EM SÃO GABRIEL – RS (Struggle for land and territorial disputes in the region of the campanha gaúcha: the process of for.). REVISTA NERA, (20), 175–192. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i20.1855

Edição

Seção

Artigo original