A TRAJETÓRIA DO NEGRO NO BRASIL E A TERRITORIALIZAÇÃO QUILOMBOLA (the trajectory of black people in Brazil and quilombola’s territorialization)

Autores

  • Simone Rezende da Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i19.1801

Palavras-chave:

quilombos, negros, território, territorialidade, conflito.

Resumo

O Brasil constituiu as bases de seu desenvolvimento sob a égide do escravismo, o que deixou marcas indeléveis em sua história. Passados 124 anos da abolição da escravatura uma revisão de suas consequências e determinações faz-se necessária. Os problemas enfrentados pelas populações negras no Brasil emergem cotidianamente, seja na discussão acerca de cotas para afro-descendentes no ensino superior público, seja em discussões sobre preconceitos ou no estabelecimento dos direitos das comunidades quilombolas aos seus territórios ancestrais. Desta forma, acredita-se que uma revisão acerca da trajetória do negro no Brasil colabore com o avanço das discussões destes problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Silva, S. R. da. (2012). A TRAJETÓRIA DO NEGRO NO BRASIL E A TERRITORIALIZAÇÃO QUILOMBOLA (the trajectory of black people in Brazil and quilombola’s territorialization). REVISTA NERA, (19), 73–89. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i19.1801

Edição

Seção

Artigo original