O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO VEICULADO PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE GEOGRAFIA E O ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO: REFLEXÕES PARA UMA GEOGRAFIA CRÍTICA EM SALA DE AULA

Autores

  • Noemia Ramos Vieira Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i4.1478

Palavras-chave:

Educação escolar, Ensino de Geografia, PCNs, Espaço agrário, Formação do indivíduo crítico.

Resumo

A Geografia escolar, constitui um dos instrumentos da educação escolar para conscientizar o indivíduo sobre a sua realidade espacial. Voltando os olhos para as contradições socioeconômicas que emergem atualmente no campo brasileiro, defendemos que essa disciplina deva colocar o aluno em contato com um conhecimento que o leve a desvendar criticamente essa dimensão do espaço nacional. No entanto, a análise que realizamos do conhecimento geográfico existente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia levou-nos a detectar que o modo como o espaço agrário brasileiro foi caracterizado no referido documento poderá comprometer a formação da consciência crítica do aluno sobre a realidade. O presente texto tem como objetivo contribuir com algumas reflexões críticas a respeito do conhecimento geográfico veiculado pelos P.C.Ns Geografia, mais especificamente das concepções utilizadas por seus autores para a caracterização do espaço agrário brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Vieira, N. R. (2012). O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO VEICULADO PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE GEOGRAFIA E O ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO: REFLEXÕES PARA UMA GEOGRAFIA CRÍTICA EM SALA DE AULA. REVISTA NERA, (4), 29–41. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i4.1478

Edição

Seção

Artigo original