A DISPUTA POLÍTICA NO BRASIL EM TORNO DA IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO DE REFORMA AGRÁRIA DE MERCADO DO BANCO MUNDIAL (1997-2005)

Autores

  • João Márcio Mendes Pereira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i6.1463

Palavras-chave:

Cédula da Terra, Banco da Terra, Banco Mundial, reforma agrária, reforma agrária de mercado.

Resumo

O texto analisa a luta política em torno da implementação dos programas orientados pelo modelo de reforma agrária de mercado do Banco Mundial no Brasil. Tal modelo foi concebido e exportado pelo Banco Mundial como uma alternativa à reforma agrária baseada na desapropriação de propriedades improdutivas que não cumprem a sua função social. Trata-se, por isso, de uma construção negativa, fundada na crítica e na desqualificação de outro tipo de ação fundiária. Inicialmente, apresenta-se o processo mais amplo de disputas que demarca a lógica na qual tais programas foram inseridos. Depois, discute-se a unidade das forças políticas a favor e contra os referidos programas, abordando-se, em seguida, a conjuntura de dispersão relativa dessas mesmas forças, ainda no governo Cardoso. Após, delineia-se a configuração política dessa problemática no governo Lula, bem como os posicionamentos mais recentes do BM nesse âmbito. Por fim, sintetiza-se os principais pontos discutidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Pereira, J. M. M. (2012). A DISPUTA POLÍTICA NO BRASIL EM TORNO DA IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO DE REFORMA AGRÁRIA DE MERCADO DO BANCO MUNDIAL (1997-2005). REVISTA NERA, (6), 92–117. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i6.1463

Edição

Seção

Artigo original