ESTUDOS AGRÁRIOS NO BRASIL: MODERNIZAÇÃO, VIOLÊNCIA E LUTAS SOCIAIS (DESENVOLVIMENTO E LIMITES DA SOCIOLOGIA RURAL NO FINAL DO SÉCULO XX)

Autores

  • Anita Brumer Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Vicente Tavares dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i9.1432

Palavras-chave:

Sociologia Rural no Brasil, processos sociais agrários no Brasil, questões agrárias no Brasil.

Resumo

O trabalho traça um panorama dos processos sociais agrários no Brasil nas últimas décadas do século XX, através de resultados de pesquisas de diversos autores. Destaca alguns eixos de pesquisa sobre a sociedade rural brasileira, com base em informações e interpretações realizadas por alguns cientistas sociais brasileiros e em novas referências bibliográficas, às quais os autores agregam suas próprias considerações. São examinadas: a institucionalização da Sociologia Rural no Brasil; as principais temáticas dos estudos agrários; as classes sociais no campo e as formas de dominação; organizações, lutas, conflitos e violência no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Brumer, A., & Santos, J. V. T. dos. (2012). ESTUDOS AGRÁRIOS NO BRASIL: MODERNIZAÇÃO, VIOLÊNCIA E LUTAS SOCIAIS (DESENVOLVIMENTO E LIMITES DA SOCIOLOGIA RURAL NO FINAL DO SÉCULO XX). REVISTA NERA, (9), 49–73. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i9.1432

Edição

Seção

Artigo original