OS “FAROFEIROS” EM EXCURSÃO NAS LAGOAS DE ARITUBA, BOÁGUA E CARCARÁ (NÍSIA FLORESTA/RN): ANÁLISE DE UMA OUTRA FACE DO TURISMO POTIGUAR

Autores

  • Alian Paiva ARRUDA IFRN
  • EDNA MARIA FURTADO UFRN

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v1i19.879

Resumo

Este artigo traz uma abordagem geográfica sobre “uma outra face do turismo potiguar”, a face não planejada, negligenciada e segregada da atividade turística realizada no Estado do Rio Grande do Norte: o turismo enquanto prática social. Trata-se do estudo do excursionismo, uma prática de lazer turístico realizada por cidadãos das classes populares, denominados excursionistas, “turistas de um dia” ou, pejorativamente, de “farofeiros” pelo senso comum. O recorte espacial da pesquisa compreende as lagoas de Arituba, Boágua e Carcará (Nísia Floresta/RN), localizadas no litoral oriental potiguar, onde se observa aos domingos e feriados a chegada de centenas de excursionistas. O objetivo deste estudo é analisar como se dá a apropriação dessas lagoas por esses turistas de um dia, enfocando suas relações com outros agentes sociais envolvidos (outros turistas, comerciantes e poder público local). Com a pesquisa, constatou-se que o excursionismo é uma alternativa de lazer relevante para centenas de cidadãos que frequentam essas lagoas. Percebeu-se que eles utilizam práticas alternativas de consumo e burlam variadas estratégias de segregação que lhes são impostas nos territórios turísticos. Podendo-se, ainda, afirmar que a prática é percebida e defendida por muitos como sinônimo de pobreza e sujeira, o que acaba por contrariar a intencionalidade de agentes hegemônicos, resultando em constantes conflitos territoriais.

Palavras-chave: Turismo potiguar. Excursionismo. Farofeiros. Território turístico. Conflitos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alian Paiva ARRUDA, IFRN

Licenciada em Geografia (IFRN), Mestrado em Geografia (UFRN), tutora da Universidade Aberta do Brasil (UAB), atuação docente na rede privada de ensino do RN (educação básica, ensino superior e pós-graduação). Pesquisa em Geografia do Turismo.

EDNA MARIA FURTADO, UFRN

Professora Dra. junto ao Departamento de Geografia e ao Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia da UFRN. Pesquisadora da Unidade Interdisciplinar de Estudos sobre a Habitação e o Espaço Construído - UFRN.  E-mail: ed@ufrnet.br.

Downloads

Publicado

2012-09-10

Como Citar

ARRUDA, A. P., & FURTADO, E. M. (2012). OS “FAROFEIROS” EM EXCURSÃO NAS LAGOAS DE ARITUBA, BOÁGUA E CARCARÁ (NÍSIA FLORESTA/RN): ANÁLISE DE UMA OUTRA FACE DO TURISMO POTIGUAR. Formação (Online), 1(19). https://doi.org/10.33081/formacao.v1i19.879

Edição

Seção

Artigos