A INTEGRAÇÃO DO MERCADO IMOBILIÁRIO E FINANCEIRO NA PRODUÇÃO DA CIDADE FRAGMENTADA

Autores

  • Paulo Fernando Jurado da Silva UNESP - FCT/Campus de Presidente Prudente, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v1i19.1269

Resumo

O texto tem como objetivo principal analisar o processo de integração do mercado financeiro ao imobiliário e vice-versa, tomando como recorte prioritário o Brasil e interpretando as repercussões desse processo no âmbito socioespacial da cidade, pelo seu processo de fragmentação. Não se trata evidentemente de um texto com apoio em investigação empírica e exploração de dados primários, mas de uma análise teórica acerca do assunto, baseada especialmente no entendimento da realidade latino-americana e, sobretudo, brasileira. Tal empreitada será desencadeada, portanto, tendo em consideração a leitura e revisão bibliografia do assunto e tomará como ponto de apoio o debate/diálogo sobre a questão com alguns pesquisadores do assunto. Para tanto, serão discutidas a produção de um “capital financeiro imobiliário”, bem como a noção de fragmentação no contexto da cidade. Assim, o resultado dessa avaliação demonstra que há uma íntima relação entre fragmentação, expansão territorial da cidade e as transformações decorrentes da vinculação do mercado imobiliário ao capital financeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Fernando Jurado da Silva, UNESP - FCT/Campus de Presidente Prudente, Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP de Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

2012-09-22

Como Citar

Jurado da Silva, P. F. (2012). A INTEGRAÇÃO DO MERCADO IMOBILIÁRIO E FINANCEIRO NA PRODUÇÃO DA CIDADE FRAGMENTADA. Formação (Online), 1(19). https://doi.org/10.33081/formacao.v1i19.1269

Edição

Seção

Artigos