Estudo da Mobilidade Funcional de Hemiparéticos Crônicos Tratados com Fisioterapia no Formato de Circuito de Treinamento

Autores

  • Augusto Cesinando de Carvalho Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Lúcia Martins Barbatto Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Tânia Cristina Bofi Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Fabiana Araújo Silva Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Resumo

A reabilitação física após um acidente vascular cerebral objetiva melhorar a
capacidade funcional de hemiparéticos. A Fisioterapia em Grupo no formato de Circuit
Training (FGCT) é um modelo terapêutico que utiliza exercícios funcionais específicos
com foco na repetição e na progressão contínua em espaço denominados de estações
que são organizadas em um formato de circuito. O objetivo deste trabalho foi avaliar a
mobilidade funcional, a marcha e a coordenação de hemiparéticos crônicos submetidos
à Fisioterapia em Grupo no formato de Circuito de Treinamento. Os pacientes foram
avaliados com testes motores funcionais: 1-Time up and go (TUG); 2- Teste de
velocidade de marcha de 10 metros (TVM); e 3- Lower Extremity Motor Coordination
Test (LEMOCOT). Os resultados não demonstraram alteração significante após um
período no desempenho do motor avaliado pelos testes após 3 meses de treinamento
com FGCT porém, pode-se inferir que os pacientes tiveram a oportunidade de se
beneficiar com exercício e aumentar a sua participação na sociedade contribuindo na
sua convivência social evitando o sedentarismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Cesinando de Carvalho, Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Docente do Departamento de Fisioterapia da Faculdadede Ciências e Tecnologia (FCT) da UniversidadeEstadual Paulista (UNESP)

Lúcia Martins Barbatto, Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Docente do Departamento de Fisioterapia da Faculdadede Ciências e Tecnologia (FCT) da UniversidadeEstadual Paulista (UNESP)

Tânia Cristina Bofi, Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Docente do Departamento de Fisioterapia da Faculdadede Ciências e Tecnologia (FCT) da UniversidadeEstadual Paulista (UNESP)

Fabiana Araújo Silva, Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Pós-Graduanda do Departamento de Fisioterapiada Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) daUniversidade Estadual Paulista (UNESP)

Downloads

Publicado

2016-07-30

Como Citar

Carvalho, A. C. de, Barbatto, L. M., Bofi, T. C., & Silva, F. A. (2016). Estudo da Mobilidade Funcional de Hemiparéticos Crônicos Tratados com Fisioterapia no Formato de Circuito de Treinamento. Revista Profissional Da Associação Brasileira De Atividade Motora Adaptada, 11(1). Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/adapta/article/view/4556

Edição

Seção

Artigos