SÓCRATES, IVAN ILITCH E A EXPERIÊNCIA DO PENSAR FILOSÓFICO

Autores

  • José Valdinei Albuquerque Miranda Ufpa

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.4339

Palavras-chave:

Sócrates. Ivan Ilitch. Experiência filosófica.

Resumo

Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir a experiência do pensar filosófico a partir da obra A morte de Ivan Ilitch de Lev Tolstoi e Apologia de Sócrates de Platão.  Com estilos diferentes, esses escritos abordam o tema da experiência filosófica, tendo como horizonte de análise a proximidade da morte. Portanto, encontramos nestas duas experiências, um pensar filosófico que se volta para problematizar o sentido da vida em um tempo de proximidade da morte. A experiência de Ivan Ilitch direciona-se a uma profunda análise filosófica de sua existência, permitindo colocar em questão a condição de liberdade e aprisionamento do homem moderno, enquanto que a experiência filosófica de Sócrates nos deixa como herança a sua autêntica preocupação ética com a formação dos jovens atenienses e o valor de uma vida justificada filosoficamente.      

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Valdinei Albuquerque Miranda, Ufpa

Doutor em educação pela UFRGS. Professor efetivo da Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (UFPA/PPGEDUC). Vice-coordenador do Grupo PHILIA – Filosofia Linguagem e Alteridade na Educação.

Downloads

Publicado

20-02-2017

Como Citar

MIRANDA, J. V. A. SÓCRATES, IVAN ILITCH E A EXPERIÊNCIA DO PENSAR FILOSÓFICO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 2, p. 5–19, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i2.4339. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4339. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê