A METODOLOGIA DE PESQUISA EDUCACIONAL COMO CONSTRUTORA DA PRÁXIS INVESTIGATIVA

Autores

  • Maria Amélia do Rosário Santoro Franco

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v9i9/10.404

Resumo

O artigo propõe a concepção de uma metodologia reflexiva de investigação vista como postura crítica, que organiza a dialética do processo investigativo, orientando os recortes e as escolhas feitas pelo pesquisador, direcionando o foco e iluminando o cenário da realidade a ser estudada. Pretende trazer contribuições no sentido de rediscussão das bases epistemológicas da tarefa investigativa, com a finalidade de melhor compreender os sentidos expressos, latentes  e pressentidos no ato educativo, lançando perspectivas para a recomposição do corpo conceitual desta área de conhecimento. Analisa  as diferentes configurações metodológicas decorrentes dos modelos objetivista, subjetivista e dialético, para em seguida indicar a pesquisa-ação como uma das alternativas à investigação da práxis educativa. O trabalho enfatiza a importância da necessária presença da coerência epistemológica permeando todo processo investigativo.

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Publicado

04-07-2011

Como Citar

FRANCO, M. A. do R. S. A METODOLOGIA DE PESQUISA EDUCACIONAL COMO CONSTRUTORA DA PRÁXIS INVESTIGATIVA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 9, n. 9/10, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v9i9/10.404. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/404. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê