DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: DOCUMENTOS LEGAIS E COMUNIDADE ESCOLAR – UMA ANÁLISE

Autores

  • Manuela Azevedo Carvalho
  • Luciana A. de Miranda
  • Lílian Miranda Bastos Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3479

Palavras-chave:

Escola e diversidade, Diversidade sexual, Plano Nacional de Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica

Resumo

Neste artigo a ideia é analisar o que preconizam alguns documentos legais que regem a educação brasileira acerca da diversidade sexual, com destaque para a homossexualidade, tendo a opinião da comunidade escolar: alunos, familiares, professores e demais profissionais da educação, como mote para verificar como essa diversidade tem sido abordada no ambiente escolar. São analisados pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e do Plano Nacional de Educação, junto à opinião da comunidade escolar, através de pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, com o intuito de investigar como essa diversidade aparece no dia a dia das escolas brasileiras e como mote para a discussão acerca das políticas até então implementadas neste âmbito na educação do país. A partir das análises, foi possível perceber que a comunidade escolar, em especial diretores e professores, ainda lida de forma problemática com o tema, não auxiliando as discussões necessárias para a promoção de um espaço que contemple as diversidades.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3479

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-01-2016

Como Citar

CARVALHO, M. A.; MIRANDA, L. A. de; PACHECO, L. M. B. DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: DOCUMENTOS LEGAIS E COMUNIDADE ESCOLAR – UMA ANÁLISE. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 2, p. 112–131, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i2.3479. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3479. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO