O ESTUDO DE CASO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR

Maria de Nazaré Castro Trigo Coimbra, Alcina Manuela de Oliveira Martins

Resumo


O estudo tem por finalidade analisar as caraterísticas processuais de estudos de caso, aplicados por estudantes de mestrado, em Ciências da Educação. Assim, foi usada uma metodologia predominantemente qualitativa, de orientação interpretativa, porém integrando a quantificação. A análise incidiu em 42 dissertações de estudantes que, entre 2010-2013, optaram pelo estudo de caso. Os trabalhos analisados convergem numa pesquisa mista, qualitativa e quantitativa, descritiva e/ou interpretativa. Os resultados comprovam que a maioria dos estudantes constrói o seu estudo de caso procurando o “como” e o “porquê” da realidade educativa, em contexto. Todavia, nem todos os casos se encontram devidamente sustentados ou interligam teoria-prática, sobretudo no que se refere à análise crítica da produção científica na área, focalização distanciada do investigador, uso de mecanismos de controlo, e ainda aplicabilidade e generalização de resultados.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2696


Palavras-chave


Estudo de caso; Abordagem metodológica; Estudantes de mestrado; Ensino Superior

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2696


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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